Após concluir o lançamento da nova linha nacional do A3 Sedan, a Audi anuncia a chegada do novo A1. Mais do que apenas visual renovado, o modelo tem novidades na lista de equipamentos de série e versão topo de linha equipada com motorização 1.8 TFSI. Os preços partem de R$ 106 990 para a configuração 1.4 Attraction (um aumento considerável sobre os R$ 96 190 anteriores) e R$ 124 990 para a nova 1.8 Ambition.
O novo conjunto de faróis e lanternas é destaque na primeira reestilização do compacto da Audi. Na dianteira, os faróis dotados de leds adotaram linhas mais retas e angulosas, que acompanham o redesenho de grade e para-choque. Na traseira, além das novas linhas do para-choque, as lanternas têm novo arranjo interno. Uma das principais características do A1, o arco do teto segue oferecido em cor contrastante em relação à carroceria. As rodas são de 16 polegadas na versão Attraction e 17 na Ambition.
De série, as duas versões do compacto são equipadas com central multimídia MMI com bluetooth, faróis e lanternas com leds, direção eletromecânica, sensores de estacionamento, controle de estabilidade, além de airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina. Já a configuração topo de linha Ambition adiciona faróis bixenônio com ajuste automático de facho, sistema de áudio com Audi Music Interface e Audi Sound System, Audi Drive Select (com três modos de condução: auto, eficiência e dinâmico) e pacote visual esportivo S-Line. Teto solar elétrico e pacote WDI Tecnologia (com piloto automático, abertura e partida do veículo sem chave e sistema de áudio Bose) são opcionais para ambas as versões.
Na mecânica, a principal novidade é a introdução do motor 1.8 TFSI de 192 cv de potência e 25,5 mkgf de torque para o A1 Ambition. Com injeção direta, eixos de comando de válvulas ajustáveis e torque disponível entre 1 250 e 5 300 rpm, além da transmissão automática S Tronic de sete marchas, o motor promete levar o compacto de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, atingindo a velocidade máxima de 234 km/h.
O motor 1.4 TFSI de 125 cv e 20,4 mkgf também trabalha em conjunto com o câmbio S Tronic de sete marchas e vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos – a velocidade máxima é de 204 km/h. O controle de estabilidade, presente em ambos os modelos, possui dois níveis de desligamento: esportivo, com poucas interferências do sistema, e totalmente desligado.
Para saber como o novo A1 1.8 se comporta ao volante, não perca o teste completo na edição de fevereiro de QUATRO RODAS!