Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

As inovações da Fiat em seus 40 anos no Brasil

Líder de mercado há 14 anos, a Fiat celebra quatro décadas de Brasil com uma história marcada por vários pioneirismos

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 21h20 - Publicado em 8 jul 2016, 22h29
Fiat Strada Cabine Dupla
Fiat Strada Cabine Dupla com a terceira porta, lançada em 2014 (Divulgação/Fiat)

1976 – Primeiros passos

Linha do produção do Fiat 147
Linha de produção da Fiat em 1976 ()

 Em 9 de julho, uma grande cerimônia inaugura a fábrica da Fiat em Betim (MG), longe do tradicional polo paulista de produção. Inicia-se a fabricanção do 147, estrela do Salão do Automóvel de 1976.

1979 – O desbravador

Fiat 147
Fiat 147 (Divulgação/Fiat)

O brasileiro ainda se acostumava às formas do 147 quando a Fiat fez dele o primeiro automóvel produzido em série no mundo movido a álcool. Não demorou muito para o pequenino ganhar um apelido: Cachacinha.

1984 – O ano do Uno

Fiat Uno
Fiat Uno ()

Desenhado por Giugiaro, o Uno tinha linhas singulares, que lhe renderam o singelo apelido de botinha ortopédica.

1990 – O pai dos 1.0

Fiat Uno Mille
Fiat Uno MIlle ()

A redução de 50% no IPI para carros com motor de até 1litro fez a Fiat criar o Uno Mille, primeiro carro popular do país. Em nome da economia, o hatch dispensava itens como espelho retrovisor direito e até as saídas de ventilação nas laterais do painel.

1993 – Tecnologia de ponta

Fiat Tempra 16V
Fiat Tempra 16V (divulgação/Fiat)

Além do belo design (realçado pela carroceria de duas portas) e do conforto acima dos padrões da marca, o Tempra 16V também é lembrado como o primeiro carro nacional com motor de quatro válvulas por cilindro.

1994 – Cadê o espirro?

Fiat Uno Turbo
Fiat Uno Turbo ()

O Uno Turbo foi o pioneiro entre os nacionais a sair de fábrica com turbocompressor. O motor 1.4 rendia 116 cv. Poucos meses depois, seria a vez de o Tempra Turbo seguir a mesma receita.

1996 – Imagem queimada

Fiat Tipo
Fiat Tipo ()

Importado desde 1993, o Tipo começa a ser feito no Brasil e torna-se o primeiro nacional com airbag (apenas motorista), emplacado só um dia antes do Chevrolet Vectra. Porém, uma falha causou vários incêndios, fazendo o hatch sair de cena no ano seguinte.

Continua após a publicidade

1999 – Criando tendências

Palio Adventure 1999
Palio Weekend Adventure (Divulgação/Fiat)

Precursora das picapes leves com a 147 Pick-Up, em 1978, a Fiat levou a cabine estendida à Strada em 1999. No mesmo ano, a Palio Adventure deu início à onda dos aventureiros urbanos, com suspensão elevada e quebra-mato.

2001 – Na ponta

Fiat Palio
Fiat Palio ()

Os italianos quebram uma longa hegemonia da VW e assumem a liderança de vendas no Brasil, posto que ocupam até hoje.

2008 – Mordomia

Fiat Stilo
Fiat Stilo Dualogic ()

A transmissão automatizada debuta com o Stilo Dualogic: uma central eletrônica acionava a embreagem para trocar as marchas. Parecia até uma câmbio automático – mas não era. A Volks lançaria sua versão (I-Motion) um ano depois.

2009 – Abre-te, sésamo

Fiat Strada Trekking CD
Fiat Strada Trekking CD (divulgação/Fiat)

A Strada ganha uma inédita carroceria de cabine dupla. Quatro anos depois, seria a vez da terceira porta do lado direito, tipo suicida. A rival VW demorou a reagir: só lançou a Saveiro Cabine Dupla em 2014 – e sem a porta auxiliar, para facilitar o acesso ao banco de trás.

2014 – Parceria

Fábrica da FCA em Goiana (PE)
Fábrica da FCA em Goiana (PE) (Divulgação/Jeep)

Início das operações da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) no Brasil. Em 2015, o grupo inaugura sua fábrica em Goiana (PE), de onde saem os modelos Fiat Toro e Jeep Renegade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.