Com a linha recentemente renovada a Ford deve passar 2016 sem muito alarde. A maior estreia será uma nova motorização para o Fiesta. O modelo será equipado com motor 1.0 turbo. A novidade virá a bordo das duas versões, hatch e sedã, para enfrentar os rivais VW Gol e Voyage, que também terão motorização semelhante (herdada do Up!), em 2016.
Esse motor Ford é o mesmo 1.0 aspirado que equipa o compacto Ka, mas modificado com a introdução do turbocompressor e também de um sistema de injeção eletrônica de combustível. Assim como o motor VW, o Ford também deverá ser flex. Mas terá potência superior. Enquanto o VW rende 105 cv, o Ford deverá chegar a 125 cv (sempre com etanol), potência igual a conseguida por sua versão Ecoboost comercializada na Europa. O novo motor só deve chegar no segundo semestre de 2016, no entanto.
Assim como a VW, a Ford também tem planos de instalar o motor turbo em outros modelos da linha. A razão para isso seria não só o aumento da escala, que barateia os custos, mas também o aumento da eficiência energética dos carros da marca, o que conta pontos junto ao programa InovarAuto do governo. Os próximos a receber a novidade seriam o Ka e o Ecosport.
Além do Fiesta, os outros movimentos da Ford em 2016 ficarão por conta do SUV Edge, que estreia na segunda geração e de face-lifts de modelos já conhecidos. Apresentado em 2015, nos Estados Unidos, o novo Edge desembarca por aqui no primeiro semestre. E, entre as reestilizações o destaque será o do Ecosport, esperado para meados do ano. No mais, haverá a nova picape Ranger, cujas mudanças foram anunciadas recentemente e devem estrear até março. E o novo sedã Fusion, que muda por dentro e por fora, e deve ser mostrado em outubro, no Salão do Automóvel de São Paulo.