Clique e assine com até 75% de desconto

Apple estaria interessada em comprar McLaren, diz jornal

Acordo poderia chegar a R$ 6,5 bi; fabricante de esportivos desmente a informação

Por Vitor Matsubara Atualizado em 23 nov 2016, 21h42 - Publicado em 21 set 2016, 16h11
McLaren P1
Expertise da McLaren em fibra de carbono e alumínio teria despertado o interesse da Apple

A Apple teria interesse em assumir o controle da McLaren, tradicional fabricante de superesportivos sediada em Woking, na Inglaterra. Segundo o jornal “The Financial Times”, a empresa fundada por Steve Jobs poderia desembolsar entre 1 e 1,5 bilhão de libras esterlinas – o equivalente a até R$ 6,5 bilhões – para selar o acordo.

A gigante de tecnologia do Vale do Silício estaria interessada na tecnologia e expertise da McLaren com materiais como alumínio e fibra de carbono, materiais leves (e caros) que poderiam ser aplicados na fabricação de veículos.

A Apple já possui uma divisão de automóveis e há algum tempo ensaia uma entrada na indústria automotiva, mas nada se concretizou até agora. Os boatos de uma negociação com a McLaren se intensificaram após a notícia de que a Apple teria dispensado vários empregados deste departamento e estaria disposta a recomeçar um projeto de automóvel do zero.

No entanto, consultada pelo site Jalopnik, a McLaren negou a existência de qualquer tipo de negociação entre as empresas, afirmando que, mesmo se houvesse algum interesse, a possibilidade de a Apple assumir o controle total da McLaren estaria totalmente descartada.

De acordo com fontes consultadas pelo “The Financial Times”, a McLaren teria um valor de mercado estimado justamente entre 1 e 1,5 bilhão de libras. No ano passado, a empresa vendeu 1.500 veículos, um número considerável, mas pequeno perto do desempenho de suas principais rivais, como Ferrari, Lamborghini e Porsche.

A McLaren pode não ser o único alvo da Apple: segundo o jornal “The New York Times” a empresa de Cupertino também estaria sondando a Lit Motors, empresa sediada em São Francisco especializada na produção de motocicletas elétricas.

Continua após a publicidade
Publicidade