No último mês de dezembro, a companhia aérea norte-americana Southwest Airlines sofreu com um misto de problemas técnicos e fortes nevascas, resultando em mais de 16.000 voos cancelados nos Estados Unidos. Para compensar o estrago, a empresa abriu o bolso e vem compensando os passageiros afetados da forma possível, mesmo que isso signifique dar um carro a eles.
A confusão operacional, acredite, já custou à Southwest mais de R$ 4,1 bilhão. Tudo, segundo o CEO Bob Jordan, para reconstruir a reputação da empresa. “Estamos sendo bem generosos, como você poderia esperar (…) Tivemos um incidente onde um casal comprou um carro usado de US$ 500 para dirigir até em casa. Nós cobrimos isso e compramos o carro para eles”, disse o executivo.
Não há muitos detalhes sobre o casal ousado, mas certamente a dupla tinha algum compromisso importante e inadiável, que se tornou inacessível por via aérea. A solução foi aproveitar o mercado de usados dos EUA e adquirir um veículo na hora, provavelmente sem a expectativa de que fossem reembolsados por isso.
Os automóveis ocuparam papel importante para driblar o caos da Southwest: segundo o Los Angeles Times, uma enfermeira alugou um carro e dirigiu por cerca de 22h de Dallas, Texas, até Los Angeles. Na rota de aproximadamente 2.300 km o volante foi dividido com sua irmã e seu cunhado.
A política de ressarcimento da Southwest resultou em prejuízo superior a R$ 1 bilhão no último trimestre do ano passado. Cada um dos passageiros afetados ainda ganhou pontos no programa de milhagem e, no caso dos personagens dessa matéria, história para contar.