A Fiat estreará no segmento das picapes médias em 14 de março. Este será o dia do lançamento da Fiat Titano 2025, colocando fim a uma novela que se arrastou por praticamente três anos e implicou até em mudança de marca e grandes alterações no projeto.
Hoje, a intenção da Fiat é completar sua gama de picapes à venda no Brasil. Já tem a Strada, compacta, e a Toro, de porte intermediário e com opção de motores flex e a diesel. Agora, vai se valer da rede de concessionárias bem espalhada pelo país para oferecer uma picape média que promete ser completa e ter preço atraente.
De acordo com a Fiat, a Titano apostará em itens de tecnologia e conforto, mas sem deixar de ser capaz de atender todas as necessidades de trabalho pesado e demandas do agronegócio – daí a importância da rede de concessionárias abrangente.
Mas essa picape seria lançada pela Peugeot em 2022.
Herança da Peugeot
A Stellantis ainda não existia quando a PSA Peugeot Citroën começou a realizar as primeiras ações com a Peugeot Landtrek na América do Sul, em 2020. A picape começou a rodar em testes no Brasil no final daquele ano, inclusive.
Em 2021, seu lançamento foi confirmada aos concessionários como um lançamento para 2022, quando poderia oferecer câmbio automático. Mas o projeto foi cancelado dentro da Peugeot ainda no início de 2022 e depois reiniciado como um projeto Fiat.
Quando a fabricante italiana anunciou o lançamento da “sua” picape média, a picape ainda usava a grade da Peugeot. A mudança da grade frontal é a maior diferença estética entre a Peugeot Landtrek e a Fiat Titano. Mas muitas mudanças técnicas foram feitas ao longo de 2023, o que também forçou o adiamento do lançamento para 2024.
Esse intervalo maior não renderá apenas um novo câmbio à Fiat Titano, mas também um novo motor e acerto dinâmico mais adequado à realidade do Brasil.
Vale lembrar que as Peugeot Landtrek vendidas em mercados como Chile e República Dominicana são importadas da China (a picape é derivada da Kaicene F17, da Changan) com motor 1.9 turbodiesel de 150 cv com câmbio manual e tração 4×4 ou um 2.4 turbo a gasolina com 210 cv e tração traseira, este com opção de câmbio automático. São motores distantes da realidade brasileira.
O Brasil, porém, receberá unidades montadas no Uruguai junto com a Fiat Scudo, e equipadas com o motor 2.2 Blue HDI similar ao usado pela Fiat Ducato. As primeiras unidades das Peugeot Landtrek uruguaias destinadas ao Chile têm 180 cv e 40,2 kgfm, mas para o Brasil é esperada uma versão do mesmo motor com 200 cv e 45,9 kgfm.
Na Ducato, o motor 2.2 Blue HDI gera 140 cv e 34,7 kgfm. Além do câmbio manual de seis marchas, a picape média ainda terá a opção de automático de seis marchas vinculado à tração 4×4 sob demanda e com modos de funcionamento Eco e Sport.
Capacidade off-road da Fiat Titano
A despeito das mudanças no projeto feitas pelo centro de engenharia da Stellantis em Betim (MG), a Fiat Titano tende a manter as dimensões da Peugeot Landtrek. São 5,33 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,87 m de altura e 3,18 m de entre-eixos.
A capacidade de carga varia entre 1.120 kg e 1.200 kg. Tem 29° de ângulo de ataque, 27° de ângulo de saída e 25° de ângulo ventral. A altura livre do solo é de 21,4 cm.
Equipamentos da Fiat Titano 2025
A lista de equipamentos da Fiat Titano poderá incluir os equipamentos mais sofisticados da Landtrek, como câmeras de visão 360°, seis airbags, assistente de descida, chave presencial, ar-condicionado automático de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos e volante de couro, rodas aro 18, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e central multimídia com Android Auto e Apple Carplay. A direção é sempre hidráulica.
Já há três versões da Fiat Titano homologadas: Endurance, Volcano e Ranch, repetindo os nomes usados por Strada e Toro.
Qual será o preço da Fiat Titano?
Esse é um segredo bem guardado, até mesmo porque as picapes médias com motor a diesel estão sendo vendidas com bons descontos há alguns meses, na tentativa de acelerar as vendas.
A Fiat Titano 2025 poderia ter preço inicial entre os R$ 209.990 de uma Nissan Frontier Attack 2.3 TD 4×4 e os R$ 226.990 de uma Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4 TD 4×4.
O cruzamento da Titano com versões mais caras da Fiat Toro, como as Ranch e Ultra, com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv será inevitável, pelo menos nos preços de tabela. A diferenciação entre as duas picapes ficará por conta das necessidades dos clientes e, em especial, por conta dos descontos nos preços da Fiat Toro praticados nas concessionárias.