Atendendo ao pedido de poucos, mas que tem muito dinheiro, a BMW poderia estar considerando fabricar algumas unidades do Concept Touring Coupé, a releitura moderna do shooting brake Z3 M Coupé e que tem como base o esportivo Z4.
O conceito foi feito exclusivamente para o evento Concorso d’Eleganza Villa d’Este, patrocinado pela própria BMW e que aconteceu no último fim de semana. De acordo com a mídia que estava presente no evento, algumas pessoas realmente ficaram interessadas em adquirir a perua. A marca alemã, porém, já esperava por isso.
Em conversa com o site CarBuzz, Adrian van Hooydonk, designer chefe do Grupo BMW, admitiu que eles já esperavam possíveis compradores. “Não há planos concretos para colocá-lo em produção, fizemos um acordo antes de partirmos para o Lago Como que, se houver interesse suficiente, daremos uma olhada nele”, disse Hooydonk.
Mas se essa primeira resposta do designer chefe não pareceu convincente, no resto da conversa publicada pelo site americano, Hooydonk não disfarçou sua vontade em criar o carro como uma peça limitada. Além de citar um possível preço, ele também admitiu que tem vontade de fazer mais modelos especiais e de poucas unidades. “É bom para a marca”, acrescentou.
Se acontecer mesmo a produção, ela ficaria em torno dos 50 carros apenas. Seria uma boa oportunidade para sabermos como o conceito é além da sua aparência, carinhosamente apelidada de “sapato de palhaço”. Na apresentação oficial, a BMW não deu muitos detalhes sobre a motorização ou números de desempenho, apenas informou que ele tem “características de desempenho e refinamento que confirmam seu status como um símbolo de puro prazer de dirigir”.
Para a produção, a BMW quer usar a experiência que adquiriu com outro carro que fez muito sucesso no ano passado. BMW 3.0 CSL foi criado em 2022 para celebrar 50 anos da Motorsport e foi uma releitura do modelo homônimo de 1993, primeiro carro de corrida da divisão esportiva.
O esportivo foi limitado em apenas 50 unidades que custaram 780.000 dólares cada uma. Elas ainda estão sendo entregues aos donos, mas no caso da perua o processo parece que será mais rápido.
“Normalmente, quando você faz um carro de baixo volume, você tem que ser inteligente sobre como fazê-lo. faça isso fora de suas estruturas de produção e você precisará de várias empresas que ajudam com diferentes peças. A montagem final e o controle de qualidade, fazemos internamente. Foi assim que fizemos com o 3.0 CSL. Já fizemos esse ciclo antes, então sabemos como fazer isso. Conhecemos boas empresas que podem nos ajudar.”, explicou Hooydonk.
Praticamente confirmado, o Concept Touring Coupé já teria até preço. Hooydink afirmou que preço inicial do conceito estaria próximo dos 250.000 euros, algo em torno de R$ 1,3 milhão. Um valor bem mais “em conta” do que o do 3.0 CSL, se você for um milionário, claro.