Clique e assine com até 75% de desconto

Antes de virar SUV, Ford Mustang já teve muitas outras formas

O esportivo inspirou a construção de protótipos com os mais variados tipos de carroceria ao longo de sua história.

Por Paulo Campo Grande Atualizado em 26 dez 2019, 19h55 - Publicado em 26 dez 2019, 14h46
Mach-E é o primeiro Mustang com carroceria de SUV e motor elétrico da história Divulgação/Ford

O Mustang, quem diria, quase desapareceu em meados dos anos de 1990, e agora é uma espécie de símbolo dos valores da Ford.

Depois da terceira geração (1979-1993) em que ele foi descaracterizado, perdendo o carisma e a esportividade original, seu conceito foi resgatado na geração seguinte (1994-2004).

Hoje, já na sexta geração, é o modelo que influencia os novos projetos como o mais recentes SUVs da marca: o Mustang Mach-E.

Na terceira geração, o Mustang não tinha seu carisma característico

O mais curioso dessa história é que o Mustang sempre foi um carro que permitiu aos projetistas da Ford e de também de parceiros serem criativos e ousarem em novas propostas.

Inovador desde a primeira geração (1965-1973), ao longo de 55 anos de vida, o Mustang serviu de inspiração para diversos protótipos que nunca vieram a ser produzidos em série.

Mustang x Camaro
A primeira geração fez escola no mercado norte-americano Reprodução/Quatro Rodas

Em algumas ocasiões, as criações forneciam soluções para os modelos de rua. Mas, outras vezes, não passaram de exercícios de imaginação.

Veja a seguir alguns exemplos:

Mustang SW

Esta perua tinha apenas três portas: duas laterais e a tampa do porta-malas Autoblog/Reprodução

Conversível de dois lugares

Este era um conversível compacto como alguns europeus Divulgação/Ford

Allegro

Com nome italiano, este era um cupê de grandes dimensões Divulgação/Ford

Avanti/Allegro

Faria sucesso este cupê esportivo se tivesse entrado em produção Divulgação/Ford

Mustang 4 portas

Como todo 4 portas derivado de cupê de 2 portas, este também ficou estranho Divulgação/Ford

Mach I

Cupê de grande porte e linhas futuristas, para a época Divulgação/Ford

Mustang SW

Outra proposta de perua de três portas para o mercado americano Divulgação/Ford

Allegro II

Este conceito Allegro II é o que se poderia chamar de conversível musculoso Divulgação/Ford

Mach II

Eis aqui outro cupê com jeito de esportivo europeu Divulgação/Ford

Milano

A maioria do conceitos derivados do Mustang vinha equipada com o motor V8 da Ford Divulgação/Ford

RSX

As linhas deste protótipo trazem influência do Mustang da terceira geração Divulgação/Ford

Rambo

Pelo nome, influenciado pelo personagem do cinema, o conceito já dizia ao que vinha Divulgação/Ford

Mach III conversível

Outro conversível de linhas anabolizadas e motor V8 Divulgação/Ford
Continua após a publicidade
Publicidade