Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A história bizarra do Fiat Palio Fire que foi parar na Alemanha

Usado pela Shell para estudar biocombustíveis, Palio 1.0 básico virou motivo de brincadeira e ganhou até adesivos da Abarth

Por Eduardo Passos
16 out 2021, 05h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Palio 1.0 de duas portas, à venda em loja da cidade alemã de Bremen
    Fiat Palio 1.0 de duas portas, à venda em loja da cidade alemã de Bremen (Reprodução/Internet)

    Redutos de brasileiros no exterior costumam ter suas lojinhas típicas, onde especiarias como arroz, feijão e guaraná ajudam a matar a saudade de casa. Se você nos lê da Alemanha, entretanto, há como ter esse gostinho de Brasil também ao volante.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Publicidade

    Na cidade de Bremen, em um dos países de maior tradição automotiva do mundo, está à venda um bem brasileiro Fiat Palio com motor 1.0 flex. O carrinho na cor vermelha é cotado a €2.499 (cerca de R$ 15.960) e está, inclusive, mais barato que seu preço de tabela nacional.

    A história curiosa foi revelada pelo perfil @exoticdiplomatcs no Instagram, que, ao divulgar o anúncio peculiar, acabou gerando, de fato, ainda mais curiosidade sobre a história do Palio. 

    Continua após a publicidade

    A reportagem de QUATRO RODAS conseguiu acesso até aos documentos alemães do Fiat popular fabricado em Betim (MG). Mas nem seu atual proprietário, o vendedor de carros Kamerran Anur, sabe muito bem como ele foi parar ali. “Eu comprei esse carro de um homem velho. Estava parado há oito anos em sua garagem”, explica Anur, que diz não ter guardado nenhum contato do antigo dono.

    Publicidade
    Documento de transferência do Palio da Shell para o segundo dono
    Documento de transferência do Palio da Shell para o segundo dono (Acervo/Quatro Rodas)

    Os documentos do Fiat Palio corroboram Kamerran Anur, e mostram que desde 2013 o carro tem um dono “pessoa física” e que, desde então, as taxas anuais do carro não vêm sendo pagas. A reportagem chegou a contactar quem vendeu o hatch a Anur, mas não obteve retorno.

    Continua após a publicidade

    Cobaia de laboratório

    Além de suporte para placa no padrão europeu, Palio carrega adesivo da concessionária Itapema e da Abarth
    Além de suporte para placa no padrão europeu, Palio carrega adesivo da concessionária Itapema e da Abarth (Reprodução/Internet)

    Antes disso, porém, o carro teve muitas histórias para contar, mesmo com apenas 27.000 km rodados (por conta própria, claro). O Palio chegou à Alemanha em 2007, importado por ninguém menos que a Shell Global Solutions.

    Publicidade

    A sucursal da petrolífera é focada no aumento de eficiência energética de plantas industriais, diminuição das emissões de CO2 e racionalização do consumo de energia e parece ter gostado do que viu no motor 1.0 Fire flex.

    Adesivo da divisão esportiva da Fiat também foi colocado no painel
    Adesivo da divisão esportiva da Fiat também foi colocado no painel (Reprodução/Internet)

    O que gera dúvidas, por outro lado, são os adesivos da Abarth na tampa do porta-malas e no painel. Seja positiva ou não, fato é que os alemães não perderam a piada ao lidar com o exótico brasileiro, com tecnologia para a queima de etanol que hoje é crucial para o plano da Shell de reduzir emissões de carbono nos transportes.

    Publicidade
    Das margens da BR-381 para alguma autobahn alemã
    Das margens da BR-381 para a faixa da direita de alguma autobahn alemã (Reprodução/Internet)

    Levar um raríssimo carro flex ao país europeu há 14 anos teve suas peculiaridades, e o teste de emissões feito para emplacar o modelo ocorreu, claro, apenas com uso de gasolina. O sistema estatal também teve que dar um jeitinho, e enquanto gasolina (benzin, em alemão) tem sigla BZ no documento, o etanol é escrito por extenso mesmo.

    Documento do Palio destaca motor a BZ (gasolina) e etanol
    Documento do Palio destaca motor a BZ (gasolina) e etanol (Acervo/Quatro Rodas)

    As autoridades alemãs também deram “vida nova” ao Palio: ainda que os dados do chassi indicam que o modelo tenha sido fabricado em 2006, ele ganhou novo aniversário no Hemisfério Norte, comemorado em 21 de março.

    Publicidade
    Reportagem encontrou, no Brasil, outros Fiat Palio quase idênticos ao vendido na Alemanha. Sempre mais rodados e mais caros
    Reportagem encontrou, no Brasil, outros Fiat Palio quase idênticos ao vendido na Alemanha. Sempre mais rodados e mais caros (Reprodução/Internet)

    Caso nenhum brasileiro se interesse pelo inusitado expoente da tecnologia visionária dos carros a álcool, as chances é de que o Fiat seja vendido como um carro exótico qualquer, rumo ao ostracismo ou desmanche.

    Não fosse pela direção hidráulica, os alemães entenderiam muito bem a expressão
    Não fosse pela direção hidráulica, os alemães entenderiam muito bem a expressão “pé-de-boi” (Reprodução/Internet)

    O próprio Kamerran Anur estranhou a busca internacional pelo exemplar. “Por que está interessado nessa coisa, se posso saber?”, perguntou, sem imaginar que há coisas sentimentais até mesmo em um motor de 1.0 de 66 cv.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.