A evolução dos capacetes de corrida ao longo dos anos
Vídeo reúne capacetes de diferentes épocas. Entre os destaques, há um modelo de tecido de 1908, indo até os mais modernos com fibra de carbono e aerodinâmica aperfeiçoada
O automobilismo passou por evoluções ao longo do tempo, com motores mais potentes, carrocerias mais aerodinâmicas e maior preocupação com a segurança. Um de seus equipamentos mais importantes, o capacete de corrida, não foge à regra. Para ilustrar isso, a produtora norte-americana Donut Media reuniu modelos de diferentes épocas para mostrar a sua evolução com o tempo.
LEIA MAIS:
>> A evolução dos vencedores das 24H de Le Mans em minuto
>> Animação resume história do BMW Série 3 em 87 segundos
>> Um resumo da história do Porsche 911 em um vídeo de 86 segundos
Em vez de produzir uma ilustração, como é comum em seus vídeos, a produtora juntou capacetes de verdade do acervo da Racing Hall of Fame Collection. Os primeiros, do início do século passado, eram de pano, servindo mais para proteger a cabeça do piloto contra a sujeira das estradas não pavimentadas do que eventuais acidentes.
Já em 1949 surgia um modelo com a parte superior rígida para proteção contra impactos, enquanto em 1957 apareceu o primeiro capacete produzido em larga escala e mais próximo da forma que conhecemos hoje.
Daí em diante, o vídeo mostra outras evoluções, como os óculos para proteção dos olhos, proteção contra fogo, capacete totalmente fechado, bem como maior atenção das fabricantes com o design dos equipamentos. Na década de 1970 eles começaram a ganhar pinturas e grafismos dos patrocinadores.
Na década seguinte eles receberam entradas de ar, canudinhos e sistema de comunicação por rádio. Os capacetes mais modernos podem ter tudo isso, e hoje utilizam materiais como fibra de carbono e kevlar.