Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

7 coisas irritantes que um carona faz

Se você é um caroneiro de plantão, saiba o que (não) fazer para não perder a mordomia

Por Vitor Matsubara | Fotos: Think Stock Atualizado em 9 nov 2016, 13h46 - Publicado em 20 jun 2014, 16h39
geral

Dar carona não é um hábito tão corriqueiro no Brasil quanto em outros países. Mas aos poucos as coisas estão mudando. Se ainda não nos sentimos seguros o bastante para apanhar um “caroneiro” na beira da estrada, é cada vez mais comum dividir seu carro com colegas que precisariam fazer o mesmo trajeto toda manhã.

O problema acontece quando a companhia acaba se tornando inconveniente. Veja a seguir sete atitudes que tiram qualquer motorista do sério – e que você, carona, nunca deve fazer.

156930889.jpeg

1. Fumar sem autorização

Fumaça de cigarro nunca é boa para não fumantes. Por isso, jamais tome a liberdade de fumar sem autorização de quem está te dando carona. Se o motorista for adepto do cigarro ou não se importar com o tabaco, tudo bem.

452024647.jpeg

2. Falar ao telefone celular o tempo todo

É impossível viver sem telefone celular. Mas isso não te dá o direito de conversar por horas enquanto se pega uma carona. Imagine-se no lugar de quem está dirigindo: você gostaria de ficar preso no trânsito ouvindo a conversa alheia sem poder interagir?

78631916.jpeg

3. Sentar no banco de trás em um carro com duas pessoas

Quem está te dando carona não é motorista e nem está prestando um serviço a você. Sendo assim, nunca pense em viajar no banco traseiro se houver espaço na frente.

Continua após a publicidade

78023588.jpeg

4. Mexer no rádio sem permissão

Você pode até não gostar do gosto musical de quem está te dando carona, mas nunca mude a emissora do rádio sem autorização. Deixe para fazer isso quando estiver no seu próprio carro.

457284143.jpeg

5. Fazer sujeira

Não existe hora certa para fazer um lanchinho, mas faça-o sem deixar lixo. Não seria nada legal sujar o banco do carro dos outros com achocolatado e migalhas de biscoito.

480391693.jpeg

6. Não se oferecer para rachar o combustível

Conseguir uma carona depende do que foi combinado com o motorista. Dividir os gastos com combustível não é regra, mas não custa nada oferecer uma gentileza dessas. Afinal, como dizem por aí, “gentileza gera gentileza”.

79077663.jpeg

7. Dar palpites para o motorista

Sugestões são sempre válidas se você sabe um caminho mais rápido para chegar em casa. Só não comece a dizer para o motorista onde virar e para ter cuidado com os buracos na rua. Deixe isso para o Waze fazer.

Continua após a publicidade

Publicidade