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10 tecnologias do seu carro que surgiram primeiro nos aviões

Há mais tecnologias em comum entre carros e aviões do que nossa vã filosofia supõe saber

Por Eduardo Passos
Atualizado em 5 set 2021, 14h49 - Publicado em 4 set 2021, 08h44
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  • Drive-by-wire

    Drive by Wire Embraer
    Side-sticks aeronáuticos agem por comandos elétricos (Divulgação/Quatro Rodas)

    Servos elétricos no lugar dos comandos mecânicos ou hidráulicos é pioneirismo da russa Tupolev na década de 1930. Nos automóveis, surgiu nos anos 1980. Devido aos custos de desenvolvimento e de produção (e a necessidade de redundância), hoje a tecnologia se limita ao acelerador e à caixa de marchas. Mas já houve modelos em série com sistemas de freios e de direção by-wire.

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    Controle de cruzeiro

    Olivier Cleynen Acervo Pessoal
    Motores de jatos comerciais são, na maior parte do tempo, controlados por computadores (Olivier Cleynen/Acervo pessoal)

    O nome já sugere a origem do sistema, derivado do autothrottle que regula a potência dos motores por computador. O mecanismo estreou no caça nazista Me 262, onde domava sua aceleração instável.

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    Turbocompressor

    Manutenção em turbina de avião na oficina da Varig.
    Manutenção de um motor turbofan JT8 na antiga oficina da Varig (Ricardo Chaves/Quatro Rodas)

    Sua primeira aplicação prática veio do suíço Alfred Büchi, em 1915. A ideia do engenheiro era evitar a perda de potência em altas altitudes, onde o ar é rarefeito. Décadas depois, o turbo chegou aos carros.

    Sistema anticolisão

    Anti Colisão
    Alimentado pelo transponder, TCAS é capaz de desviar aviões em rota de colisão, orientando-os a proas divergentes (Divulgação/Quatro Rodas)

    A automação veicular prevê a conexão entre os carros, como ocorre nos aviões. O sistema TCAS (Traffic Collision Avoidance System) tira as aeronaves da rota de colisão automaticamente.

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    Painel de instrumentos

    Painel de instrumentos digital Embraer
    Antes das telas modernas, aviões usavam tubos de raios catódicos iguais às TVs antigas (Divulgação/Quatro Rodas)

    As centrais e clusters multimídia têm equivalentes nos ares desde os anos 1960, com o objetivo de fornecer maior volume de informação de forma clara e de rápido acesso e entendimento.

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    Torque vetorizado

    Julian Herzog Acervo
    Empuxo vetorizado é um dos grandes trunfos de caças de quinta geração, extremamente modernos (Julian Herzog/Acervo pessoal)

    A vetorização do empuxo ganhou força no pós-guerra. Útil na manobrabilidade de caças, o sistema, em jatos comerciais, suaviza e estabiliza o voo ao dosar a força em cada um dos motores.

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    Aerofólios

    Aerodinamica Nasa
    Nos carros é questão de economia. Nos aviões, de existência (NASA/Acervo pessoal)

    O estudo da aerodinâmica remete ao século 17, mas, na Era do Voo, seu domínio pelos cientistas decolou. Desde então, arrasto, sustentação e túneis de vento são parte indispensável na criação de novos carros.

    Fibra de carbono

    AIRBUS134
    Airbus A350 utiliza materiais compósitos em fuselagem e outras peças (Divulgação/Divulgação)

    Leve e resistente, a fibra é usada na aviação há mais de 50 anos. Hoje, materiais compósitos ainda mais eficientes dominam fuselagens de grandes jatos comerciais e cada vez mais os automóveis.

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    Alumínio

    Aluminio Falcon
    Não à toa, o maior medo de um avião antigo é virar panela (Divulgação/Divulgação)

    Onde compósitos não servem, fabricantes optam por ligas de alumínio. O metal leve e seguro (que deforma antes de romper) é tão onipresente que, no primeiro voo dos irmãos Wright, em 1903, já era utilizado no projeto.

    Check-up

    Check Control OBD
    Não existe acostamento no céu, por isso diagnósticos são cruciais para a operação da aeronave (Divulgação/Divulgação)

    Os sistemas de diagnóstico já estavam presentes no Boeing B-29, avião militar que voou pela primeira vez em 1942, com avisos amplos, detalhados e preventivos, no painel, como nos carros mais modernos.

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