Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

10 sinais de que o final dos tempos está próximo para quem gosta de carros

Uma forma alarmista de observar o mundo sob a ótica de quem realmente gosta de carro e motores que vibram e fazem barulho

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 5 out 2018, 09h50 - Publicado em 14 out 2016, 20h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BMW 225i Active Tourer

    1 – BMW com tração dianteira

    Mesmo quando a BMW criou seu primeiro hatch, o Série 1, em 2004, ela fez questão de manter a tração traseira. Mas os tempos mudaram e exatamente 10 anos depois quebrou a tradição com o Série 2 Active Tourer, minivan com tração dianteira baseada na plataforma UKL do Mini Cooper. Pelo menos a BMW continua com seus tradicionais motores seis cilindros em linha enquanto as outras fabricantes usam V6.

    2 – Ferrari sem cambio manual

    Ferrari F40 x F430

    O pedal de embreagem e a grade metálica por onde percorria a alavanca de câmbio com pomo cromado foram aposentados pela Ferrari. A última Ferrari V12 com câmbio manual foi a 599 GTB, fora de linha desde 2012. Recentemente, a fabricante italiana disse que sequer está em seus planos voltar a oferecer câmbio manual: os últimos eram menos eficientes e mais lentos do que os que usam câmbio automatizado de dupla embreagem.

    3 – Alemanha quer proibir carros com motor a gasolina e diesel

    Motor V8 do Mercedes Benz E 63 AMG

    Sonha em dar uma volta em Nürburgring? Faça isso logo, pois parlamentares alemães querem proibir carros com motores diesel e gasolina. Pelo projeto produção em território alemão irá até 2030 e os carros já produzidos poderiam circular até 2050. É um tanto estranho ver isso acontecer onde foram inventados o automóvel e os próprios motores de combustão interna. E os alemães ainda vão sugerir que toda a União Europeia siga as mesmas regras.

    4 – Porsche de quatro cilindros

    Porsche 718 Cayman S 3

    Continua após a publicidade

    Sim, a Porsche teve carros com motor quatro cilindros no passado. Mas foram os seis cilindros (e alguns V8) que garantiram toda a fama e respeito que tem hoje. Contudo, os novos 718 Boxster e Cayman trocaram seus seis cilindros pelos 2.0 e 2.5 com turbo. Ao menos são motores boxer e o 2.5 ainda se destaca por ser o primeiro com turbo de geometria variável.

    5 – Picape média da Mercedes

    Mercedes-Benz GLT

    A Mercedes tem sedãs entre seus carros mais clássicos, mas também se destaca entre os SUVs. Mas a parceria entre a Daimler e a Renault-Nissan plantou a ideia da Mercedes ter uma picape. E a ideia vingou. Assim como a Renault Alaskan, a Mercedes GLT (nome não-oficial da picape) será derivada da Nissan Frontier e sua apresentação mundial está marcada para o final deste mês.

    6 – Golf 1.0

    VW Golf 1.0 TSI

    O primeiro Volkswagen Golf surgiu em 1974 com motor 1.6 de 75 cv, potência menor que a de um motor 1.0 moderno portanto. Mas há uma imagem esquisita ligada aos motores 1.0 no Brasil, onde tornaram-se símbolos de carros baratos e populares a partir dos anos 90. Com 125 cv, o motor 1.0 TSI (com turbo e injeção direta) é mais rápido que o Golf 1.6 (como você pode ver no comparativo da QUATRO RODAS 687), mas ficou o estigma.

    Continua após a publicidade

    7 – Bentley produzindo um SUV

    Bentley Bentayga

    SUVs estão na moda em todo o mundo e até fabricantes de carros de alto luxo precisam entrar nesta moda para atender esta demanda do público. Foi o que fez a Bentley ao criar o Bentayga. O que o nome tem de esquisito, o carro tem de desajeitado. Mas é, sem dúvidas, a forma mais luxuosa de encarar lama na atualidade.

    8 – Tesla mais rápido que uma Ferrari 

    Tesla Model S facelift front

    Podem até representar o expoente máximo do desejo, consumismo e de performance, mas nem sempre os carros da Ferrari são os mais rápidos. Se os Tesla Model S P90D já largavam na frente de Ferrari, Lamborghini e até de Bugatti, o novo P100D é imbatível no modo Ludicrous. Sua bateria consegue entregar 100kWh para os dois motores elétricos e, com isso, há energia suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. E estamos falando de um belo sedã 100% elétrico que sequer tem pretensões esportivas no design.

    9 – Volks fora do Top 10 de vendas

    Volkswagen Fox 1.0 três cilindros

    Continua após a publicidade

    Por 25 anos consecutivos o Volkswagen Gol foi o carro mais vendido do Brasil, liderança esta que foi perdida no último ano para o Onix. Mas chegamos ao ponto de ver o Volkswagen mais vendido em setembro na 21° posição; foi o Fox, com 2.474 unidades. Explica-se: houve paralisação em suas quatro fábricas (Taubaté, São Carlos, São Bernardo do Campo (Anchieta) e São José dos Pinhais) por problemas de fornecimento de peças.

    10 – Mini Cooper 4 portas

    mini_cooper_5-door_2

    O clássico Morris Mini-Minor, produzido entre 1959 e 2000, teve inúmeras variantes. De van a jipe, passando por uma picape, e por isso não criticaremos o Mini Countryman moderno. Mas o fato do Mini Cooper – que tem design próximo do carro original – ganhar versão com quatro portas é mais um sinal do final dos tempos. É apenas mais um hatch com design retrô.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.