1 – BMW com tração dianteira
Mesmo quando a BMW criou seu primeiro hatch, o Série 1, em 2004, ela fez questão de manter a tração traseira. Mas os tempos mudaram e exatamente 10 anos depois quebrou a tradição com o Série 2 Active Tourer, minivan com tração dianteira baseada na plataforma UKL do Mini Cooper. Pelo menos a BMW continua com seus tradicionais motores seis cilindros em linha enquanto as outras fabricantes usam V6.
2 – Ferrari sem cambio manual
O pedal de embreagem e a grade metálica por onde percorria a alavanca de câmbio com pomo cromado foram aposentados pela Ferrari. A última Ferrari V12 com câmbio manual foi a 599 GTB, fora de linha desde 2012. Recentemente, a fabricante italiana disse que sequer está em seus planos voltar a oferecer câmbio manual: os últimos eram menos eficientes e mais lentos do que os que usam câmbio automatizado de dupla embreagem.
3 – Alemanha quer proibir carros com motor a gasolina e diesel
Sonha em dar uma volta em Nürburgring? Faça isso logo, pois parlamentares alemães querem proibir carros com motores diesel e gasolina. Pelo projeto produção em território alemão irá até 2030 e os carros já produzidos poderiam circular até 2050. É um tanto estranho ver isso acontecer onde foram inventados o automóvel e os próprios motores de combustão interna. E os alemães ainda vão sugerir que toda a União Europeia siga as mesmas regras.
4 – Porsche de quatro cilindros
Sim, a Porsche teve carros com motor quatro cilindros no passado. Mas foram os seis cilindros (e alguns V8) que garantiram toda a fama e respeito que tem hoje. Contudo, os novos 718 Boxster e Cayman trocaram seus seis cilindros pelos 2.0 e 2.5 com turbo. Ao menos são motores boxer e o 2.5 ainda se destaca por ser o primeiro com turbo de geometria variável.
5 – Picape média da Mercedes
A Mercedes tem sedãs entre seus carros mais clássicos, mas também se destaca entre os SUVs. Mas a parceria entre a Daimler e a Renault-Nissan plantou a ideia da Mercedes ter uma picape. E a ideia vingou. Assim como a Renault Alaskan, a Mercedes GLT (nome não-oficial da picape) será derivada da Nissan Frontier e sua apresentação mundial está marcada para o final deste mês.
6 – Golf 1.0
O primeiro Volkswagen Golf surgiu em 1974 com motor 1.6 de 75 cv, potência menor que a de um motor 1.0 moderno portanto. Mas há uma imagem esquisita ligada aos motores 1.0 no Brasil, onde tornaram-se símbolos de carros baratos e populares a partir dos anos 90. Com 125 cv, o motor 1.0 TSI (com turbo e injeção direta) é mais rápido que o Golf 1.6 (como você pode ver no comparativo da QUATRO RODAS 687), mas ficou o estigma.
7 – Bentley produzindo um SUV
SUVs estão na moda em todo o mundo e até fabricantes de carros de alto luxo precisam entrar nesta moda para atender esta demanda do público. Foi o que fez a Bentley ao criar o Bentayga. O que o nome tem de esquisito, o carro tem de desajeitado. Mas é, sem dúvidas, a forma mais luxuosa de encarar lama na atualidade.
8 – Tesla mais rápido que uma Ferrari
Podem até representar o expoente máximo do desejo, consumismo e de performance, mas nem sempre os carros da Ferrari são os mais rápidos. Se os Tesla Model S P90D já largavam na frente de Ferrari, Lamborghini e até de Bugatti, o novo P100D é imbatível no modo Ludicrous. Sua bateria consegue entregar 100kWh para os dois motores elétricos e, com isso, há energia suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. E estamos falando de um belo sedã 100% elétrico que sequer tem pretensões esportivas no design.
9 – Volks fora do Top 10 de vendas
Por 25 anos consecutivos o Volkswagen Gol foi o carro mais vendido do Brasil, liderança esta que foi perdida no último ano para o Onix. Mas chegamos ao ponto de ver o Volkswagen mais vendido em setembro na 21° posição; foi o Fox, com 2.474 unidades. Explica-se: houve paralisação em suas quatro fábricas (Taubaté, São Carlos, São Bernardo do Campo (Anchieta) e São José dos Pinhais) por problemas de fornecimento de peças.
10 – Mini Cooper 4 portas
O clássico Morris Mini-Minor, produzido entre 1959 e 2000, teve inúmeras variantes. De van a jipe, passando por uma picape, e por isso não criticaremos o Mini Countryman moderno. Mas o fato do Mini Cooper – que tem design próximo do carro original – ganhar versão com quatro portas é mais um sinal do final dos tempos. É apenas mais um hatch com design retrô.