10 produtos de montadoras que não são carros

Descubra o que as empresas fazem (ou já fizeram) além de fabricar automóveis

geral geral

geral (/)

Várias montadoras não se limitam apenas a fabricar automóveis e caminhões. Algumas já venderam (e ainda comercializam) aviões , videogames, eletrodomésticos e até moedores de pimenta. Veja a seguir alguns exemplos inusitados:

Avião BMW

Quem disse que os BMW voam baixo? Já em 1919, um avião equipado com motores BMW estabeleceu o recorde mundial de altura: nada menos que 9760 metros. Em 1943 decolava o primeiro jato equipado com turbina BMW.

Trator Porsche

trator-porsche.jpeg trator-porsche.jpeg

trator-porsche.jpeg (/)

Um Porsche para andar na terra – bem anterior ao Cayenne. Tem um trator a diesel desse, dos anos 50, na cidade de Orlândia, São Paulo. O currículo da Porsche ainda inclui jipes militares e um helicóptero com jeito de ultraleve.

Videogame Ford

telejogo-ford.jpeg telejogo-ford.jpeg

telejogo-ford.jpeg (/)

Henry Ford tinha fixação por soja, a ponto de fazer camisas com a fibra vegetal. Nao deu certo. Já a divisão de eletroeletrônicos cresceu e, por aqui, fabricou nosso primeiro videogame – o Telejogo, de 1977. Os jogos: futebol, tênis e paredão.

Máquina de costura Toyota

O anúncio diz que a Toyota ensaiou princípios do desenho de carros nas máquinas de costura. Se é que é verdade, a julgar pelas linhas, só podem estar falando do quadrado jipe Bandeirante.

Trem Fiat

Um trem bão da Fiat que não nasceu em Minas. A Littorina 1934 pertencia a uma família de bondes urbanos, trens, ônibus e ônibus elétricos. A Fiat tem encolhido ultimamente, mas já fabricou motores para navio e aviões de caça.

Lápis Mitsubishi

wpid-20150401_094307.jpeg wpid-20150401_094307.jpeg

wpid-20150401_094307.jpeg (/)

Poucas empresas atuam em áreas tão distintas como a Mitsubishi. Além de televisores, aviões de carreira (alguns da própria fábrica) e satélites, a empresa fabrica lápis. A divisão Mitsubishi Pencil Company fabrica lápis, canetas (vendidas com a marca uni-ball) e lápis de cor.

Engrenagem Citroën

André Citroën viu na Polônia uma engrenagem de madeira com dentes em “V”, achou uma boa idéia e comprou a patente. Nascia a Citroën, uma fábrica de engrenagens. Os carros só vieram 18 anos depois, em 1919.

Navio Hyundai

Os coreanos da Hyundai fazem coisa bem maior que a van H-100. Os colegas da Daewoo também fazem navios. A concentração de tarefas era o jeito das empresas asiáticas para sobreviver à concorrência estrangeira.

Moedor Peugeot

moedorpeugeot.jpeg moedorpeugeot.jpeg

moedorpeugeot.jpeg (/)

Em 1793, a Peugeot fazia serras – o leão é símbolo por ter dentes afiados. Depois vieram outros produtos curiosos: guarda-chuva, anágua, churrasqueira, patins, espingardas e o primeiro robô doméstico: o Peugimix, de 1960.

Motocicletas DKW

Por aqui ficaram famosos os fumacentos DKW Belcar, Vemaguet e Candango, o sedã, a perua e o jipe, respectivamente. Mas a marca começou fazendo um motor para bicicleta e chegou a ser o maior fabricante de motocicletas na década de 30.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s