Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

10 carros de série especial que se tornaram raridade no Brasil

Evento diferente, nicho de mercado, queima de estoque? Vale uma série especial – difícil é encontrá-las depois

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 abr 2021, 23h51 - Publicado em 23 dez 2020, 18h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chevette Jeans
    Chevrolet Chevette Jeans: como o nome diz, esta edição limitada tinha todo o interior revestido em… jeans (Acervo/Quatro Rodas)

    Chevrolet Chevette Jeans

    Em 1979, o Chevette ganhou interior todo em jeans. Um dos anúncios dizia: “Chevette e jeans: as duas coisas mais descontraídas, esportivas e resistentes que existem”. Os jeans duram até hoje. Já o carrinho…

    Chevrolet Omega Diamond

    Omega Diamond
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    O motor 3.0 ia ser aposentado, mas, em 1994, ainda havia um bom estoque na Chevrolet. Que tal então lançar uma série com um nome chamativo e preço tentador? Estava liberado o caminho para a transição rumo ao motor Powertech 4.1.

    Voyage Los Angeles

    290115-series-08.jpg
    VW Voyage Los Angeles: lançada em homenagem aos Jogos Olímpicos de 1984, a série fez pouco sucesso por conta da chamativa cor azul (Acervo QR/Quatro Rodas)

    A Volks sempre gostou dessa história de juntar um grande evento esportivo a uma série não tão grande assim. O mote em 1984 foi a Olimpíada de Los Angeles (EUA). Difícil foi achar quem gostasse do extravagante azul metálico.

    Continua após a publicidade

    VW Fusca 1300 GL

    Fusca 1300 GL
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Versão luxo do Fusca?! Fazia-se de tudo para esticar a vida do carro em 1982. O Fusca 1300 “Gran Luxo” tinha rádio AM-FM, acendedor de cigarros, janelas basculantes e bancos com apoio de cabeça. Achou pouco? Então você não conheceu o Fusca básico.

    Fiat Mille Young

    Mille Young
    “Discretos”, o adesivo colorido era vendido como acessório (Fiat/Divulgação)

    O Uno, rebatizado de Mille, já existia há tempos, quando, em 1997, a Fiat pensou em rejuvenescer a marca com uma série de… adesivos! E, sim, o carro podia sair da concessionária todo adesivado assim.

    Havia mais mudanças, mas eram aquelas coisas espalhadas e espalhafatosas na lataria que faziam a diferença. Pelo menos ajudava a chamar atenção quando todo mundo só queria saber do Chevrolet Corsa.

    Continua após a publicidade

    Ford Escort XR3 Pace Car

    290115-series-04.jpg
    Ford Escort XR3 Pace Car: aproveitando a presença do esportivo como carro-madrinha do GP Brasil de F-1 de 1984, a Ford lançou uma série de apenas 350 unidades inspirada no veículo utilizado na prova – sem o giroflex, claro (Reprodução/Quatro Rodas)

    Direto das pistas de Fórmula 1 para as ruas. De verdade! No caso, era o XR3 personalizado para o GP Brasil de 1984 nos tempos em que pace car era mais uma ação de marketing. Ah, ele não vinha com a sirene e giroflex no teto.

    Ipanema Sol

    Chevrolet Ipanema Sol
    (Propagandas Antigas/Reprodução)

    Essa perua já saía “bronzeada” da fábrica. A cor exclusiva foi a solução adotada pela Chevrolet em 1993 para dar à Ipanema um jeitão mais jovem e descontraído. De quebra, ainda vinha com uma lista bem fornida de equipamentos.

    VW Parati Plus

    VW Parati Plus
    (Reprodução/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Não é a recente Plus. Em 1984, a VW viajou bonito e lançou uma Parati farofeira com caixa de isopor, guarda-sol, cadeira de praia, bola de vôlei, tudo com a marca personalizada da série. E vinha na exclusiva cor verde-água.

    Ford Corcel II Os Campeões

    Propaganda do lançamento do Corcel II Os Campões, série especial da Ford, para o
    Propaganda do lançamento do Corcel II Os Campões, série especial da Ford, para os pilotos de Fórmula 1. (Reprodução/Quatro Rodas)

    Quando os pilotos da F-1 vieram para o GP de 1983 encontraram um Corcel II feito para eles andarem por aqui. Jeitão de coisa exclusiva, mas com desconto de 50% nos itens extras que oferecia, entre eles, câmbio de cinco marchas. E ainda tinha pintura preta com detalhes dourados alusiva aos carros da Lotus.

    VW Gol Copa

    1206-copa-01.jpg
    VW Gol Copa (1982): a Seleção Brasileira pode até ter decepcionado parando na Itália, mas esta série do Gol fez bonito rodas esportivas e a manopla de câmbio imitando uma bola de futebol (divulgação/Quatro Rodas)

    Futebol, Copa do Mundo, Gol… Tudo a ver, né não? Foi o que a Volkswagen pensou. Para dar um toque extra, os anúncios chamavam o modelo de “El Gol”, numa alusão ao Mundial de 1982 na Espanha. A série era de fato especial, com rodas de liga, faróis de milha e a manopla de câmbio imitando uma bola de futebol

    Propaganda do Gol Copa de 1982
    Propaganda do Gol Copa de 1982 (reprodução/Internet)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.