Melhor Compra 2019: utilitários novos – picapes de trabalho e food trucks
As indicações de QUATRO RODAS na categoria utilitários novos: picapes leves; picapes médias; food frucks
Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, as melhores picapes de trabalho e food trucks novos. Eles estão separados em categorias: picapes leves; picapes médias; food trucks. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
Picapes leves
1 – Fiat Strada Working – R$ 51.990
- Peso – 1.084 kg
- Capacidade de carga – 705 kg
Sem novidades na linha 2020 além de novas cores, a líder de vendas do segmento volta ao topo de nossas indicações por um simples motivo: bolso.
Para quem precisa de uma ferramenta de trabalho, a diferença de preço de mais de R$ 1.000 para a Saveiro (era de R$ 500 no ano passado) e o custo de revisão mais baixo do segmento ajudam no orçamento da empresa.
Para completar, a Strada Working tem as peças mais baratas e o seguro mais em conta, sem falar na menor desvalorização.
O motor 1.4 (88 cv de potência e 12,5 mkgf de torque) oferece desempenho apenas razoável, mas a suspensão com feixe de mola na traseira é garantia de robustez para levar carga (são 705 kg de capacidade) e encarar pisos ruins.
2 – VW Saveiro Robust – R$ 53.150
- Peso – 1.028 kg
- Capacidade de carga – 712 kg
A versão de entrada da Saveiro foi a única a ter novidade na linha 2020: recebeu o mesmo painel das variantes mais caras, com linhas mais retilíneas e melhor acabamento.
Só que isso veio acompanhado de um aumento de preço bem superior ao da Strada, com elevação de mais de R$ 3.000 em relação ao ano passado.
Defende-se pelo motor mais forte (1.6 com 104 cv e 15,6 mkgf) e pela melhor dirigibilidade, mas é mais cara de manter que a rival da Fiat.
3 – Chevrolet Montana LS – R$ 54.290
- Peso – 1.097 kg
- Capacidade de carga – 756 kg
A Montana já havia sido a que mais subiu de preço no ano passado – e agora repetiu a dose. Com mais de R$ 4.000 de aumento sobre o valor de 2018, ela firmou sua posição de mais cara da categoria.
Pelo menos segue como a única a vir com direção hidráulica de série. Destaca-se pela maior capacidade de carga do segmento (756 kg) e pelo motor 1.4 (99 cv e 13 mkgf) que concilia bom desempenho e economia.
Mas a picape da Chevrolet cobra mais na manutenção e tem a maior desvalorização.
Picapes médias
1 – Toyota Hilux CS 2.8 TD 4×4 – R$ 128.390
- Peso – 1.980 kg
- Capacidade de carga – 1.020 kg
A Hilux venceu a S10 porque é R$ 5.000 mais barata que ela, tem fama de inquebrável e possui menor desvalorização.
Tudo isso compensa a capacidade de carga um pouco menor (1.020 kg) e as revisões um pouco mais caras. Com 177 cv/42,8 mkgf, seu motor perde para a S10, mas ganha fácil da Amarok.
2 – Chevrolet S10 CS 2.8 TD 4×4 – R$ 133.590
- Peso – 1.908 kg
- Capacidade de carga – 1.220 kg
Ela ficou quase R$ 9.000 mais cara que em 2018, o que a fez perder o título, pois o preço maior não compensa as revisões e peças mais baratas.
Apoia-se na maior capacidade de carga (1.220) e no motor mais forte da categoria (2.8 com 200 cv e 51 mkgf).
3 – VW Amarok S CS 2.0 TD 4×4 – R$ 127.990
- Peso – 1.901 kg
- Capacidade de carga – 1.139 kg
Foi a que mais subiu de preço (R$ 10.000) e a desvalorização foi a maior do trio, além de continuar com as peças mais caras.
As revisões estão na média da S10, mas seu motor é mais fraco (2.0 de 140 cv/34,7 mkgf) e ela leva menos carga (1.139 kg) que a S10.
Food trucks
1 – Hyundai HR 2.5 TD – R$ 79.990
- Peso – 1.600 kg
- Capacidade de carga – 1.800 kg
O VUC (Veículo Urbano de Cargas) da Hyundai chega a mais um ano como campeão. Ele continua como o mais barato da categoria e o que menos perde valor na revenda.
O motor 2.5 turbodiesel (130 cv/26 mkgf) tem peças baratas e manutenção simples, o que alimenta sua fama de robustez.
2 – Kia Bongo 2.5 TD – R$ 86.990
- Peso – 1.862 kg
- Capacidade de carga – 1.812 kg
O Bongo é quase um irmão gêmeo do HR, pois usa as mesmas mecânica e cabine.
Tem as peças um pouco mais baratas, mas ficou em segundo por preço mais alto, maior desvalorização, rede autorizada menor e garantia de três anos, contra quatro do HR.
3 – JAC V260 2.0 TD – R$ 85.990
- Peso – 1.690 kg
- Capacidade de carga – 1.510 kg
O VUC chinês foi o que mais subiu de preço entre os finalistas: R$ 12.000.
Até traz itens que os coreanos não oferecem, como ar-condicionado e câmera frontal para gravar a viagem. Mas perde pontos pela menor capacidade de carga e rede pequena.