Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores carros familiares de sete lugares do Brasil. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
1 – Chevrolet Spin Premier 1.8 aut. – R$ 88.190
Com boas vendas e praticamente sozinha em seu segmento, o modelo da GM conquista o bicampeonato e resiste à extinção das minivans.
É a única nacional – e a mais barata. Por isso mesmo, confirma o título com cesta de peças, pacote de seis revisões e seguro mais baratos na comparação com as rivais.
A versão escolhida é o modelo de sete lugares mais em conta do país. Usa o veterano 1.8 8V com câmbio automático de seis marchas que empresta um desempenho mediano.
Entre os equipamentos da Premier, câmera de ré, central multimídia e sensores de chuva e de luminosidade. Faltam itens de segurança e o acabamento é simples.
Bolsa de valores
- Desvalorização –
- Seguro – R$ 2.526
- Rede – 600/94,1
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.092
- Pastilhas de freio – R$ 282
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 3.515
- Para-choque dianteiro – R$ 586
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.101
- Total – R$ 6.576
Revisões
- 10.000 km – R$ 252
- 20.000 km – R$ 512
- 30.000 km – R$ 660
- 40.000 km – R$ 492
- 50.000 km – R$ 420
- 60.000 km – R$ 1.044
- Total – R$ 3.380
2 – VW Tiguan R-Line 2.0 TSI – R$ 184.990
O SUV da Volkswagen se renovou nesta segunda geração com o apelo familiar dos sete lugares e a versatilidade da tração integral.
Superou o 5008 pela qualidade de construção, robustez e a excelente caixa de dupla embreagem DSG. A cesta de peças é salgada, assim como as revisões.
Especialmente a última, quando os itens de “desgaste” que a VW deixa de fora na lista entram na conta.
Bolsa de valores
- Desvalorização -3,96%
- Seguro R$ 3.653 Rede 500/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 2.343
- Pastilhas de freio – R$ 1.518
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 9.480
- Para-choque dianteiro – R$ 4.187
- Retrovisor esquerdo – R$ 2.890
- Total – R$ 20.418
Revisões
- 10.000 km – R$ 124
- 20.000 km – R$ 124
- 30.000 km – R$ 430
- 40.000 km – R$ 859
- 50.000 km – R$ 777
- 60.000 km – R$ 3.849
- Total – R$ 6.163
3 – Peugeot 5008 Griffe Pack 1.6 T – R$ 184.790
A Peugeot percebeu tardiamente que o negócio é ter SUV, mas o grandalhão da marca francesa chega à terceira posição com espaço interno generoso e boa lista de equipamentos.
A versão mais cara tem sensor de ponto cego, detector de fadiga e rodas aro 19. Além disso, só perde no custo de peças e revisões para a Spin e tem bom acabamento. A rede pequena pesa contra.
Bolsa de valores
- Desvalorização -4,96%
- Seguro – R$ 3.420
- Rede – 121/93,9
- Reparabilidade – Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.648
- Pastilhas de freio – R$ 659
- Kit de embreagem
- Farol esquerdo – R$ 5.298
- Para-choque dianteiro – R$ 2.555
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.725
- Total – R$ 11.885
Revisões
- 10.000 km – R$ 532
- 20.000 km – R$ 907
- 30.000 km – R$ 532
- 40.000 km – R$ 1.337
- 50.000 km – R$ 532
- 60.000 km – R$ 907
- Total – R$ 4.747