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Guia de Usados: BMW Série 1 (1ª geração)

Notável pelo status e dirigibilidade, a primeira geração do hatch alemão exige cuidados especiais com a manutenção

Por Felipe Bitu
Atualizado em 23 nov 2016, 21h24 - Publicado em 26 jul 2016, 20h41

BMW 120i
Primeira geração era caracterizada pela linha de cintura alta e larga ()
BMW 120i

Ter um BMW na garagem sempre foi um privilégio, já que a marca combina classe, esportividade e refinamento técnico. Essa reunião de bons predicados nunca custou pouco, mas ficou muito mais acessível com a primeira geração dos Série 1.

A estreia foi com o 120i, em 2005: trazia quatro portas, estilo característico da marca, e um motor 2.0 com recursos como o Double Vanos (variação de tempo dos comandos de válvulas) e o Valvetronic (admissão sem borboleta, por meio do levante variável das válvulas). O câmbio é de seis marchas, manual ou automático.

Seus 150 cv são só suficientes para seus 1.350 kg, mas sua dirigibilidade é excepcional: a tração traseira, a suspensão multilink (nas quatro rodas) e a perfeita distribuição de peso entre os eixos eram auxiliados por controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e um ABS com distribuição eletrônica de frenagem e controle de frenagem em curvas. A segurança era complementada por airbags laterais e de cortina.

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BMW 120i
Suspensão multilink na frente e atrás mostra serviço em curvas ()
BMW 120i

O nível de equipamentos é digno dos irmãos maiores: ar digital, bancos de couro, rodas de aro 17, CD player com comandos no volante, computador de bordo, sensores de farol, de chuva e de ré, faróis bixenônio e teto solar com acionamento elétrico.

A qualidade de construção da marca se mostrava no acabamento do interior, com bom conforto para os ocupantes dos bancos dianteiros. Mas porta-malas é limitado: só 330 litros.

BMW 120i
Instrumentos simplificados, mas padrão de acabamento BMW ()
BMW 120i

Em 2010 chegou o 118i, com o 2.0 reduzido para 136 cv. Para custar menos, suprimiram itens como o xenônio, teto solar e ar digital. Mas o desempenho é quase o mesmo: o 120i e o 118i vão de 0 a 100 km/h em cerca de 11,5 s. Quem busca desempenho deve levar o 130i: seu 3.0 seis cilindros rende 265 cv (0 a 100 em cerca de 6 s).

BMW 120i
O Série 1 trazia três opções de motorização: dois 2.0 e um 3.0 seis cilindros ()
BMW 120i

Como o Série 1 exige ferramentas especiais e mão de obra qualificada, é imprescindível analisar bem o histórico de manutenções antes de fechar negócio. É possível fazer a manutenção fora da rede, mas nunca será barata: é um carro que não admite peças adaptadas ou gambiarras.

 

A VOZ DO DONO

Nome: Silvio Alberto Randi

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Idade: 54 anos

Profissão: engenheiro

Cidade: Campinas (SP)

O que eu adoro: “O comportamento dinâmico é inigualável: traz muito prazer ao volante sem abrir mão da segurança. Atemporal, o desenho tem presença e é sempre reverenciado como um autêntico BMW.”

O que eu odeio: “O custo de manutenção é elevado: a rede autorizada cobra valores exorbitantes nas peças e na mão de obra, mas foge da responsabilidade frente a problemas crônicos como o vazamento de óleo do cabeçote.”

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BMW 120i
Porta-malas é pequeno: leva apenas 330 litros ()
BMW 120i

ONDE O BICHO PEGA

Cabeçote – Os retentores de válvulas dos motores quatro cilindros sofrem com as condições adversas de temperatura e combustível, resultando em queima de óleo e queda no desempenho. Fique atento à presença de fumaça em marcha lenta: o reparo pode custar até R$ 13.000 na rede ou R$ 8.000 em oficinas independentes.

Pneus – Verifique se foram mantidos os pneus do tipo runflat, pois eles costumam ser trocados por pneus convencionais, que custam menos e apresentam melhor aderência e durabilidade. Nesse caso, certifique-se de que há um estepe provisório para emergências.

Faróis – Falhas do sistema bixenônio podem ser causadas por panes na lâmpada principal, no reator ou no módulo de controle. Veja também se o recurso direcional está funcionando corretamente.

Nível do óleo – Os quatro cilindros costumam apresentar vazamento pela junta da tampa de válvulas, anéis de vedação da bomba de vácuo e flange do sensor de rotação do comando de válvulas. Uma revisão geral aqui custa cerca de R$ 1.200.

Painel – A luz de anomalia (amarela) acesa no painel pode indicar danos nas duas sondas lambda, mau funcionamento do sensor de pressão diferencial no coletor de admissão ou bicos injetores sujos.

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NÓS DISSEMOS…

Abril de 2005: “O principal traço do Série 1 está no sistema de tração traseira, que tem influência direta no comportamento neutro do carro nas curvas. (…)A impressão ao dirigir o BMW é a de que está tudo sob controle. A suspensão (…) oferece a dose certa de firmeza nas curvas, sem se descuidar do conforto.”

Preço médio dos usados
2005 2006 2007 2008 2009 2010
120i 4P R$ 42.946 R$ 44.898 R$ 48.052 R$ 50.036 R$ 52.320 R$ 54.334
118i 4P R$ 49.262
130i 4P R$ 65.400 R$ 70.335 R$ 80.836 R$ 83.360
Preço das peças
Original Paralelo
Para-choques (dianteiro) R$ 2.827 R$ 1.000
Farol (cada um) R$ 6.703 R$ 800
Retrovisor (cada um) R$ 1.800 R$ 700
Discos de freio (par) R$ 1.734 R$ 480
Pastilhas de freio (jogo) R$ 1.154 R$ 540
Kit de embreagem R$ 2.778 R$ 3.700
Amortecedores (os quatro) R$ 4.206 R$ 2.400

 

PENSE TAMBÉM EM UM...

Mercedes C 230 K Sportcoupe / CLC 200 Kompressor – Entre os rivais, só os cupês Mercedes oferecem o prazer da tração traseira: o C 230 K tem um 2.3 de 197 cv, capaz de um 0 a 100 km/h em 10,2 s. Com a mesma plataforma, o CLC traz linhas mais atuais e quase o mesmo desempenho com seu 2.3 de 184 cv.

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