Carros novos até R$ 100.000
Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP, a Melhor Compra 2015, escolhida pela QUATRO RODAS, na categoria Carros novos até R$ 100.000.
1º Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP – R$ 82.090
Preço mais baixo, menor desvalorização e um pacote de itens de série equivalente ao de seus concorrentes mais caros. Com uma receita dessas, ficou fácil para o Citroën C4 Lounge Exclusive levar de novo este ano o prêmio de Melhor Compra da categoria.
O bicampeão subiu de preço, de R$ 81 490 para R$ 89 490. Em compensação, ganhou teto solar com acionamento elétrico. Tecnicamente, outra grande diferença em relação ao ano passado é que o motor 1.6 THP virou flex e agora também consome etanol. É algo que só reforça o principal trunfo do sedã, a eficiência: bom de retomadas e acelerações, o C4 é também dono de um consumo comedido tanto na cidade quanto na estrada. A transmissão automática de seis marchas recebeu atualizações e nem de longe lembra o funcionamento irregular da antiga.
No pacote de itens de série estão seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), chave presencial, piloto automático, sistema de alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, multimídia com tela de 7 polegadas, rodas de liga leve aro 17, ar-condicionado digital bizona, couro, direção eletro-hidráulica, retrovisores eletricamente rebatíveis e o já citado teto solar.
O valor das revisões até 60 000 km é o mais alto entre os três modelos mais bem pontuados, mas ainda assim é compatível com a categoria.
Desvalorização | 13,3% |
Seguro | R$ 3.812 |
Rede | 165/88,7 |
Reparabilidade | 44 |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, AUT, ESP, MUL |
Amortecedores dianteiros | R$ 1.003 |
Pastilhas de freio | R$ 262 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 3.175 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.537 |
Retrovisor esquerdo | R$ 576 |
10 000 km | R$ 520 |
20 000 km | R$ 768 |
30 000 km | R$ 700 |
40 000 km | R$ 768 |
50 000 km | R$ 768 |
60 000 km | R$ 1.100 |
2º A3 1.4 TFSI – R$ 96.990
Ainda que tenha motor e preço (R$ 96 990) inferiores ao do Jetta TSI (2.0, R$ 93990), o A3 pode ser considerado melhor negócio. Ele dá um banho em qualidade percebida: construção caprichada da carroceria, acabamento interno superior e refinamento no design e na escolha dos materiais. O sedã é um projeto moderno, criado sobre a base modular MQB, a mesma do Golf. Usa, inclusive, o 1.4 turbo que rende tantos elogios ao hatch, mas com acerto que lhe rende potência mais contida: 122 cv, ante 140 do VW. A produção local, prevista para o fim do ano, unificará esse ajuste, e tanto Golf como A3 Sedan rodarão com uma versão flex de 150 cv. Aliás, uma das razões que lhe tiraram o título desta categoria.
Desvalorização | 16,2% |
Seguro | R$ 5.232 |
Rede | 40/- |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, AUT, ESP, MUL |
Amortecedores dianteiros | R$ 4.217 |
Pastilhas de freio | R$ 946 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 3.268 |
Para-choque dianteiro | R$ 6.647 |
Retrovisor esquerdo | R$ 4.217 |
10 000 km | R$ 420 |
20 000 km | R$ 1.020 |
30 000 km | R$ 720 |
40 000 km | R$ 1.650 |
50 000 km | – |
60 000 km | – |
3º Jetta Highline 2.0 TSI – R$ 93.990
Ao contrário do Audi A3 Sedan, o Jetta tem uma plataforma antiga, a PQ35, a mesma usada pela sexta geração do Golf. Completo e com dirigibilidade capaz de agradar o mais esportista dos pilotos, o Jetta arrebatou o terceiro posto da categoria. Quem busca um sedã versátil, com razoável nível de espaço para a família e comportamento esportivo, o Jetta é uma das melhores opções do mercado. O casamento entre o 2.0 turbo com injeção direta e a caixa automatizada de dupla embreagem (DSG) confere ao Jetta um raro equilíbrio de dinâmica e conforto.
Cheio de fôlego e com carroceria de desenho discreto, o Jetta Highline também vem se destacando como um dos sedãs mais blindados do mercado.
Desvalorização | 14,6% |
Seguro | R$ 3.676 |
Rede | 636/92,6 |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, AUT, ESP, MUL |
Amortecedores dianteiros | R$ 2.153 |
Pastilhas de freio | R$ 560 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 2.150 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.957 |
Retrovisor esquerdo | R$ 1.740 |
10 000 km | R$ 352 |
20 000 km | R$ 352 |
30 000 km | R$ 711 |
40 000 km | R$ 477 |
50 000 km | R$ 477 |
60 000 km | R$ 1.640 |