Maior competição off-road das Américas e uma das maiores de todo o planeta, o Rally dos Sertões chega à sua 31ª edição em 2023 e será disputado entre os dias 11 e 19 de agosto. O percurso deste ano é considerado um dos mais técnicos e exigentes de todos os tempos – tanto que ganhou o apelido de “duro e tinhoso”.
Um dos maiores símbolos do espírito aventureiro fora de estrada, o Sertões tem como uma de suas principais tradições adotar trajetos inéditos e desafiadores – que cruzam variados biomas do interior brasileiro, brindando os participantes com paisagens únicas e deslumbrantes das belezas naturais do país.
Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, a BFGoodrich é o Pneu Oficial do Rally dos Sertões. A marca, vencedora das mais lendárias e icônicas competições off-road pelo mundo afora, é a preferida dos competidores na categoria caminhonetes, subindo no lugar mais alto do pódio nas últimas cinco edições. E isso não é à toa.
A receita do sucesso
O sucesso que o Rally dos Sertões colheu em três décadas desbravando o Brasil combina perfeitamente com o que a marca BFGoodrich vem colhendo no Sertões. A força da marca se explica pelo DNA de competições off-road, natural desde a sua criação, e combina perfeitamente com o mote desbravador da competição. A BFGoodrich e o Rally dos Sertões compartilham valores como inovação, resistência e espírito de competição, que são fundamentais e que contribuem para a sinergia entre eles, estando diretamente relacionados ao fascínio dos fãs do fora de estrada pela superação de adversidades. Também se destaca a camaradagem e solidariedade entre os competidores, além da ousadia de colocar a resistência de máquinas, pneus e do próprio corpo à prova.
É aquele espírito aventureiro de quem abre um sorriso de orelha a orelha quando o asfalto acaba. De quem aprende a usar todos os recursos do veículo e a técnica de pilotagem correta para superar os obstáculos. De quem não se importa de ficar empoeirado ou molhado, de colocar o pé na lama ou a mão na graxa e que fica empolgado ao ver o carro todo tomado de barro, um sinal de que a aventura valeu a pena.
O Sertões também é sinônimo de contato direto com a natureza e os variados ecossistemas encontrados no imenso território brasileiro, o que leva a uma consequente e iminente valorização de pilares como a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Além, é claro, das paisagens de cair o queixo, que, no final das contas, são a grande recompensa daqueles que esperam ansiosamente pelo fim de semana para deixar o concreto e o asfalto para trás.
O trintão Rally dos Sertões
Sabia que apenas um quinto das estradas brasileiras é asfaltado? Esse é o motivo pelo qual a melhor forma de cruzar esse território, tão belo e diverso quanto extenso, é a bordo de um veículo off-road. Foi com base nessa premissa que nasceu o Rally dos Sertões.
A primeira edição aconteceu em 1993, apenas com motos. A prova seguinte contou com a participação de motociclistas estrangeiros, colocando-a no calendário internacional – em 1996, o Sertões já era reconhecido como um dos dez maiores ralis do mundo.
Os carros entraram na disputa em 1995, com os quadriciclos chegando em 2005 e os UTVs em 2012. Os caminhões participaram da prova entre 1999 e 2014.
Já a edição 2022, comemorativa dos 30 anos, contou com mais de 7 200 quilômetros cronometrados, sagrando-se o maior rali contra o relógio do mundo naquele ano.
O evento mobiliza cerca de 2 000 pessoas (além dos competidores) em média – incluindo as equipes técnica e médica e a frota de veículos de apoio, composta por três helicópteros, dois aviões e dois carros bomba.
A largada número 31
A edição 2023 do Rally dos Sertões será a mais representativa em relação ao nome da prova, já que vai percorrer o coração do sertão nordestino. Além dessa simbologia, é consenso que pilotos, navegadores, veículos, pneus e equipamentos em geral serão submetidos a uma constante pressão e bastante exigidos nas oito etapas.
A largada acontece em Petrolina, Pernambuco, onde as equipes de apoio ficarão baseadas nas quatro primeiras especiais. As duas primeiras etapas são em forma de laço (retornam para o ponto de largada), enquanto a terceira e quarta são do tipo maratona (só pilotos e navegadores podem fazer a manutenção das máquinas), em um bate e volta, até Xique-Xique, na Bahia.
De Petrolina, a trupe parte com destino ao Ceará, passando por Crato, Sobral e Cruz, com chegada à paradisíaca Praia do Preá. No total, serão 3 800 quilômetros percorridos – dos quais 2 080 quilômetros são de trechos cronometrados – que reservam vários tipos de piso e condições.
Em termos de quilometragem, a prova será mais curta que nos anos anteriores, mas o desafio permanece do mesmo tamanho. Os competidores vão encarar terra batida, com a presença de pedras soltas e incrustadas no piso, areia e dunas.
Além disso, o imponderável pode dar as caras, com a possibilidade de chuva durante a competição, principalmente nos trechos mais próximos ao litoral – trazendo à tona passagens com lama ou mesmo alagadas.
Essa diversidade de terrenos e condições certamente exigirá bastante dos pneus, fazendo com que compostos resistentes e versáteis, com capacidade de se adaptar a variados cenários, tenham vantagem.
BFGoodrich no Sertões
É por tudo isso que a BFGoodrich marca presença na competição, afinal tem tudo a ver com seu DNA, produto e clientes. No entanto, há que se ressaltar outros bons motivos para a tradicional marca off-road ser o Pneu Oficial do Rally dos Sertões. Uma das missões da marca é inspirar mais pessoas a participar de competições e atividades off-road e a explorar a natureza de forma sustentável e responsável.
O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis também é um destaque: o rali exige tecnologias automobilísticas avançadas para enfrentar terrenos desafiadores. Essa busca por soluções de alto desempenho pode levar ao desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis que possam ser aplicadas em veículos de uso para o dia a dia, contribuindo para a redução do impacto ambiental do setor automotivo.
Por meio de diversas ações de reciclagem, o Sertões adquiriu o status de carbono zero. A BFGoodrich tem o compromisso oficial de zerar as emissões na fabricação de seus produtos até 2050 – atualmente, muitos componentes já estão sendo substituídos por alternativas sustentáveis.
Uma imersão no território brasileiro
Fomento do turismo de aventura no interior do país, o Rally dos Sertões percorre várias regiões do Brasil, incluindo áreas menos conhecidas e remotas. E a marca BFGoodrich quer atrair a atenção do público para esses locais, estimulando o turismo, impulsionando o desenvolvimento econômico e exaltando e divulgando as riquezas turísticas nacionais desconhecidas – outra preocupação dos organizadores do Rally dos Sertões.
A BFGoodrich é ávida por conhecer regiões mais isoladas aonde a maioria das pessoas não consegue chegar. A competição também está ativamente envolvida em projetos de responsabilidade social, que levam médicos, dentistas e alimentos para comunidades e vilas mais carentes por onde passa o trajeto da prova.
A marca tem na preocupação com as pessoas uma de suas maiores prioridades – clientes, funcionários, revendedores e toda a cadeia envolvida com os seus produtos. Portanto, a conexão entre a marca BFGoodrich e o Rally dos Sertões vai muito além do esporte e da competição, trazendo benefícios para o meio social, ambiental e econômico ao promover valores positivos e inspirar mudanças construtivas na sociedade.
Experiência acumulada
Décadas de participação em competições off-road ao redor do mundo, recheadas de muitas vitórias e conquistas, funcionam como um verdadeiro laboratório a céu aberto para uma empresa como a BFGoodrich – aliás, vale ressaltar que a famosa sigla T/A, encontrada nos pneus da marca, tem como origem a Trans America Trail, uma rota pouco pavimentada que percorria os Estados Unidos inteiros onde foram realizadas intensas competições, nas quais a marca se destacava com a robustez de seus produtos.
Olhando por esse aspecto, a variedade de condições e pisos torna o Rally dos Sertões ainda mais relevante. Para a prova, o destaque da marca fica com o pneu BFGoodrich All Terrain T/A KDR2+, projetado especificamente para bugues e picapes leves com tração traseira.
“Eles oferecem o melhor compromisso entre a aderência, com o máximo de tração, e a dirigibilidade, facilitando as mudanças de direção”, explica Flávio Santana, engenheiro de produto da marca. “Outro destaque é a excepcional resistência aos impactos que os pneus dos veículos off-road em alta velocidade vão, inevitavelmente, encontrar em seu trajeto.”
Já o pneu BFGoodrich Mud-Terrain T/A KM3 UTV é especialmente pensado para os UTVs atingirem o máximo desempenho combinado com uma dirigibilidade mais fácil e fluida.
Além disso, Santana explica que a BFGoodrich possui opções de pneus especialmente voltados para uso na areia, no barro e em terrenos mais duros – o que permite uma personalização ainda maior dos pneus, com uma tração imbatível em cada tipo específico de terreno.
“A parceria com a BFGoodrich é fundamental para a nossa equipe e sempre nos trouxe alto desempenho e muita segurança para pilotos e navegadores”, afirma o piloto Cristian Baumgart, quatro vezes campeão. “Certamente contamos com a ajuda da marca na busca de mais um título.”
Transferência de tecnologia
Fato é que cada quilômetro rodado em condições extremas, sobre diferentes tipos de piso e condições de temperatura e clima, oferece informações valiosas para o desenvolvimento dos produtos BFGoodrich. É a transferência de tecnologia das pistas para o consumidor.
Por exemplo, o pneu BFGoodrich All Terrain T/A KO2 incorpora toda a experiência da marca nas competições e é a opção preferida dos proprietários de caminhonetes que utilizam o veículo diariamente e são também amantes do fora de estrada. Já os trilheiros que buscam desbravar rotas desconhecidas e superar obstáculos têm o pneu BFGoodrich Mud Terrain T/A KM3 como referência do mercado para uso extremo.
Dessa forma, os praticantes do off-road estão sempre muito bem equipados para encarar o próximo desafio. E você, está preparado para a sua próxima aventura?