Há 28 anos acontece no Brasil um dos maiores eventos de rali do planeta, o Rally dos Sertões. A edição de 2020 começa hoje (30/10), em Mogi Guaçu (SP).
Serão sete etapas percorrendo cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Maranhão, além do Distrito Federal, num total de 5.000 km desafiadores, passando por diferentes paisagens e tipos de pisos, o que o torna um rali técnico e único no mundo. A chegada acontece dia 7 de novembro em Barreirinhas (MA).
QUATRO RODAS pilotou veículos das principais categorias da competição e trará as impressões nos próximos dias. Não perca!
Para o Sertões acontecer, foi necessária uma preparação de cair o queixo. A caravana toda tem 1.500 pessoas, sendo 1.097 só no apoio das provas e 403 competidores. Este ano, a organização percorreu três vezes o roteiro estudando as etapas, planilhas de navegação e a logística da prova.
Por conta da pandemia, o rali irá se deslocar em bolhas, como a NBA, em vez do modelo tradicional, que parava de cidade em cidade confraternizando com a população local.
Dentro da bolha do rali, um protocolo especial com testagem maciça dos participantes e outros cuidados, como cabines de esterilização, foram adotados. E o aparato da saúde foi reforçado: 32 pessoas na equipe médica contam com dois helicópteros UTI, dois 4×4 adaptados para socorro emergencial e uma carreta ambulatório com aparelhos de ultrassom e raios X .
O circo do Sertões tem ainda dois aviões, dez carretas, três ônibus, além de 63 veículos 4×4. E cerca de 5.000 refeições serão servidas durante a maratona de oito dias.
Entre os corredores, ao todo, 233 veículos de quatro tipos (carros, UTVs, motos e quadriciclos) participam em três modalidades (Cross-Country, Regularidade e Light).
O Rally dos Sertões é uma competição considerada severa pela variedade de cenários e situações que carros e pilotos enfrentam. Para os carros, a prova exige desempenho, resistência e versatilidade. Para os pilotos, bem como navegadores, mecânicos e toda a equipe, o desafio é ainda maior.
Sempre em alta velocidade e sem nunca ter passado pelo trajeto que percorrem, o navegador, com o auxílio de uma planilha, informa ao piloto o que virá pela frente. O piloto ao receber as orientações tem de agir quase que instintivamente para se manter no trajeto. Um erro mínimo e perde-se tempo, e o pior, podem acontecer acidentes com risco de serem fatais.
O entrosamento entre os dois homens e o veículo é essencial para que tudo acabe bem, talvez com uma vitória. E não basta pilotar e navegar bem. Os dois tripulantes precisam entender de mecânica, já que as quebras durante as provas devem ser reparadas por eles próprios, pelo menos para chegar até o fim de cada etapa, onde as equipes ficam a postos.
Outra particularidade do rali é que não existe uma competição homem a homem. Vence quem fizer o melhor tempo no percurso total. Portanto, esqueça as disputas típicas de uma corrida no asfalto. Aqui a rivalidade é do piloto com ele mesmo.
O fairplay no Rally dos Sertões acontece de maneira natural e institucionalizada: se um competidor estiver em apuros, outros concorrentes podem parar para ajudar e depois ter esse tempo descontado em sua cronometragem final. Isso cria um ambiente de competição com camaradagem, afinal de contas, 5.000 km sob sol, chuva e com noites maldormidas entre outros perrengues já são obstáculos suficientes para que a competição seja um grande desafio para todos.
AS CATEGORIAS
São cinco categorias praticadas no Rally dos Sertões 2020:
Cross-country – É a principal do rali, que é disputado em três modalidades: carros, motos e quadriciclos, e UTVs
SPRINT – Disponível para todas as modalidades, tem os mesmos elementos da Cross- Country, com três etapas
AMIGOS – Disponível para todas as modalidades, é disputada com dois pilotos, que vão alternando a prova
Regularidade – Para os adeptos de precisão e pontualidade, esta não exige necessariamente velocidade
sertões light – Um desafio de roteiro, sem competição, apenas um passeio seguindo o rali de perto, com seu 4×4 de estimação
ROTEIRO
CHECKLIST
Veja os itens que as equipes e as duplas piloto/navegador levam para as bases e a bordo dos veículos
Na base
• Macacão (duas mudas)
• Dois capacetes
• Duas viseiras reservas
• Saia de pano do capacete
• Conector de áudio do capacete
• Fone de ouvido
• Camisa e calça resistentes ao fogo
• Balaclava e luvas (dois pares)
• Cinta de cintura
• Sapatilhas (2 pares)
• Duas munhequeiras
• Camelbak (mochila para água potável)
• Colete cervical Hans
• Pescoceiras longa e curta
• Capa de chuva para carro aberto
• GPS
DENTRO DO CARRO
• Canivete e bússola
• Lanterna
• Calibrador de pneus
• Chave de trocar correia
• 5 tipos de alicate e chaves de fenda
• Kit chaves de boca com catraca
• Martelo e serra
• Arame, abraçadeiras variadas
• Macaco rápido
• Chave de roda
• 2 correias do motor
• Sinalizador de emergência
• Pá dobrável
• Cunha para calço
• Analgésico
• Pomada contra queimaduras leves
• Esparadrapo e curativos simples
• Protetor solar
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