Brutalmente mais picape, nova Chevrolet S10 supera todas as expectativas
Pioneira do segmento chega totalmente renovada, incorpora novas tecnologias e está mais confortável, mas não abre mão da tradicional robustez e valentia
Foi em março de 1995 que a Chevrolet S10 começou a ser vendida no Brasil. Pioneira, a primeira picape média nacional ficou famosa por conciliar trabalho pesado, lazer e a rotina do dia a dia familiar. Desde então, ela consolidou-se como o maior sucesso do segmento — e agora, perto de fazer 30 anos, a Nova Chevrolet S10 chega repleta de inovações e visual renovado, imponente como sempre e em linha com a identidade global Chevrolet.
A Nova S10, produzida na planta de São José dos Campos (SP), tem muitas novidades, mas é justo dizer que a suspensão é um destaque à parte. Com novos amortecedores, nova coluna de direção telescópica e calibragem revisada, ela supera expectativas com uma maciez surpreendente. Com o cuidado, é claro, de não comprometer nem 1% das características que a consagraram: a robustez e a capacidade de superar obstáculos.
A estabilidade em curvas melhorou com o aumento na bitola e o novo conjunto de rodas e pneus. Além do rodar mais suave, os ocupantes dos bancos dianteiros desfrutam de mais conforto, graças à construção com espumas de densidades diferentes que acomoda melhor o corpo. E a cabine digna de um SUV de luxo está mais tecnológica com o novo multimídia MyLink, com tela de
11” e integrado ao painel de instrumentos 100% digital de 8”.
A vida a bordo da Nova S10 está mais conectada com o carregador de smartphone por indução, entradas USB tipo A e C na dianteira e na traseira, além do wi-fi nativo do sistema OnStar, que também oferece serviços de segurança e proteção. Baixos níveis de ruído e vibração surpreendem, graças a placas acústicas adicionais foram adicionadas em pontos estratégicos, além de novos coxins de carroceria mais eficientes e da suavidade do novo motor Duramax 2.8 turbodiesel. Aliás, é a primeira vez que um propulsor nacional é gerenciado por inteligência artificial, potencializando sua eficiência e desempenho.
A Nova S10 está 13% mais econômica (11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l no ciclo urbano, segundo o Inmetro) e mais rápida (0 a 100 km/h em 9,4 s — um segundo a menos que a versão anterior). Mérito também da inédita transmissão de oito marchas, que garante acelerações lineares e trocas suaves. No que diz respeito à segurança, as boas novas são os alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego, que se juntam aos seis airbags, ao controle eletrônico de tração e estabilidade e à frenagem de emergência automática, com detecção de pedestres. Por tudo isso, a Nova Chevrolet S10 é brutalmente mais picape.