Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW T-Cross 1.0 TSI usado tem versões automáticas por R$ 90.000

A diferença de versões e pacotes de equipamentos resulta em uma oferta com preços variados. Mas esse não é um SUV caro de manter

Por Alexandre Ule Ramos
Atualizado em 18 mar 2024, 10h35 - Publicado em 24 abr 2023, 05h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O T-Cross é um dos grandes sucessos da Volkswagen no Brasil e faz escola dentro de casa. Tanto que um futuro substituto do Gol poderá ser um mini-SUV. A receita do sucesso, porém, não repousa apenas na carroceria de SUV.

    Publicidade

    O Volkswagen T-Cross reúne outros atributos para alcançar o bom desempenho no mercado mesmo nas versões com motor 1.0 turbo.

    Publicidade

    Equipamentos do VW T-Cross

    Equipamentos como teto panorâmico (opcional), bons resultados nos testes de impacto realizados pelo Latin NCAP e custo de manutenção em conta são algumas de suas qualidades. O visual quadrado, tipo caixa, pode não agradar a todos, mas não é controverso e está alinhado com a linguagem atual da marca.

    Volkswagen T-Cross 200 TSI
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Dimensões do VW T-Cross

    Projetado sobre a plataforma modular MQB, o Volkswagen T-Cross brasileiro é ligeiramente maior do que o europeu, sendo cerca de 9 mm a 11 mm mais alto, dependendo da versão, e 88 mm mais comprido, com seus 4,199 mm de comprimento total.

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Versões do VW T-Cross

    Sendo lançado em 2019, permanece basicamente com a mesma linha apresentada inicialmente, composta pelas versões 200 TSI (1.0 turbo de 128 cv), de entrada (que era disponível com câmbio manual e dois pacotes de opcionais, o Interactive I e II); Comfortline 200 TSI, também com pacotes Exclusive e Interactive; e finalmente a top Highline 250 TSI, com motor 1.4 turbo se 150 cv e que tinha como principais opcionais o painel digital, som Beats e luz diurna de led.

    Por conta desses pacotes de opcionais é muito importante pesquisar com atenção antes de optar pela compra, pois a variação de preços é grande.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Volkswagen T-Cross 200 TSI
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No caso da básica, por exemplo, podem existir carros com tela de 6,5” e câmera de ré, que são opcionais dos pacotes. O mesmo acontece com a Comfortline (iluminação ambiente de led, tela de 8”, teto solar etc.) e Highline. Dessa forma, os valores podem variar bastante.

    Importante saber que a VW já retirou de linha a versão de entrada 200 TSI equipada com câmbio manual, pelo baixíssimo índice de vendas. Para ter uma ideia, de janeiro a junho de 2021, foram emplacadas somente 14 unidades. A probabilidade de virar um clássico do futuro é grande, se esse for seu interesse.

    Publicidade

    Defeitos do VW T-Cross

    O Volkswagen T-Cross é um carro sem grandes defeitos crônicos. Os problemas se resumem a acabamento e ruídos basicamente, mas infelizmente são insistentes.

    Publicidade

    Antes de comprar, verifique também se as campanhas de recall foram atendidas, pois em alguns casos o que foi alvo dessas solicitações eram itens que podem sair caro hoje se não foram verificados ou trocados, quando chamados.   

    Comparativo: Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross
    T-Cross tem motor 1.0 turbo de 128 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O motivo não é claro. A suspeita recai sobre a presença de fumos plásticos, provenientes do aquecimento do painel e de outras partes. Mas é aderente e difícil de sair. Ah, e volta também, depois de retirado.

    Continua após a publicidade

    A voz do dono

    Nome: Fabricio Mello de Almeida
    Idade: 38 anos
    Profissão: comerciante
    Cidade: São Paulo (SP)

    O que eu adoro:

    “É versátil, ágil e econômico. Anda muito bem e tem ótimo espaço interno para o tamanho dele. Apesar de ser bem quadrado, eu acho o carro bonito. O interior é moderno e, no meu caso, o painel digital e o som Beats são excelentes.”

    O que eu odeio: 

    “São grilos e ‘nhéc-nhéc’ o tempo todo nas portas, no painel, nas laterais, por todo lado. Levei em uma oficina especializada em tirar ruídos, melhorou muito, mas eles ainda estão lá. O acabamento poderia ser melhor.”

    Preços do Volkswagen T-Cross usado (KBB Brasil)

    Seminovos-Tcross
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Preço das peças do VW T-Cross

    Peças T-cross
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Nós dissemos

    “Ele ficou mais equipado na linha 2022, principalmente no que diz respeito a tecnologias de segurança. (…) Escolhemos a versão topo de linha, Highline 250 TSI, para apresentar cinco vantagens e desvantagens do campeão de vendas.  Um dos principais pontos positivos é o desempenho proporcionado pelo motor 1.4 turbo, que rende até 150 cv e 25,5 kgfm. E, apesar de estar longe de ser o mais potente da categoria, […] ele é muito eficiente.”

    Continua após a publicidade

    Pense também em um Hyundai Creta

    Creta
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Teve reestilização recente, mas tem outros atributos, como os cinco anos de garantia e, dependendo da versão, TV digital e bancos ventilados. Seu porta-malas tem bons 431 litros. Mas tem seus contras, como o desempenho frustrante para um motor 2.0, com apenas 166 cv. E consumo longe de ser baixo. Mas os defeitos crônicos severos nesse modelo também passam longe, só depende das revisões em dia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.