Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Honda Civic usado da 9ª geração ainda faz bonito nas ruas; veja defeitos

Admirado por suas qualidades, o sedã nipo-brasileiro não esquenta pátio de loja nem interior de oficina

Por Felipe Bitu
9 fev 2024, 20h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Honda Civic (4ªgeração)
    Modelo 2014 ganhou friso na grade (arquivo/Quatro Rodas)

    Apresentada em 2011, a nona geração do Honda Civic (quarta no Brasil) representou uma grande evolução sobre o antecessor, conhecido como “New Civic”: ele continuou agradando em estilo (menos ousado, é verdade), desempenho, economia e conforto, mas ficou mais robusto e ganhou um porta-malas maior, que saltou de 340 para 449 litros.

    Publicidade

    Bem equipado, o Civic traz airbags frontais, ABS, cintos de três pontos para todos os ocupantes, alarme, trio elétrico, ar-condicionado, computador de bordo, volante multifuncional, câmera de ré e rodas de aro 16.

    Publicidade

    Esse pacote integra a versão LXS, cujo único opcional é a transmissão automática de cinco velocidades. Quem optar pela LXL leva bancos de couro, faróis automáticos, repetidores nos retrovisores, grade dianteira brilhante e comandos para troca de marchas no volante (com transmissão automática).

    Continua após a publicidade

    A versão top, Civic EXS, reúne ainda: ESP, airbags laterais, central multimídia e teto solar. Nos modelos 2012 e 2013, todas as versões são 1.8 flex (139/140 cv).

    Publicidade
    Honda Civic LXR
    Interior manteve as linhas básicas da geração anterior, com painel dividido em dois níveis, mas ganhou computador de bordo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    As principais novidades de 2014 foram as versões LXR e EXR, que substituíram as LXL e EXS e receberam o motor de 2.0 (150/155 cv), com câmbio automático de cinco marchas e sistema de partida a frio. O LXS ganhou câmbio manual de seis marchas e o LXR, faróis de neblina.

    Compartilhe essa matéria via:

    No modelo 2015, a versão LXR recebeu um discreto retoque: a grade passou a ter um grande friso cromado, os faróis de neblina foram redesenhados e as rodas ficaram maiores, com acabamento diamantado e aro de 17 polegadas. A versão LXS, enfim, ganhou a partida a frio FlexOne (sem tanquinho), enquanto a EXR foi apresentada apenas no modelo 2016.

    Publicidade

    Honda Civic (4ªgeração)

    O sucesso entre o público e a crítica explicam o elevado valor de revenda do Honda Civic: há uma legião de interessados em pagar bem por um exemplar em boas condições, muitas vezes dentro do período da garantia de três anos. Com fama de inquebrável, ele não perde tempo nas oficinas: suas peças são acessíveis e facilmente encontradas na rede autorizada, famosa pela qualidade dos serviços.

    Publicidade

     

    Publicidade

     

    Publicidade

    Problemas e defeitos do Honda Civic

    Honda Civic (4ªgeração)

    Pneus – Desgaste irregular pode indicar problemas de alinhamento. Com suspensão independente nas quatro rodas, o Civic também exige o serviço de alinhamento do eixo traseiro.

    Suspensão e transmissão – Ao rodar, tente identificar estalos e vibrações estranhas: podem vir do coxim do motor, dos batentes dos amortecedores ou mesmo das juntas homocinéticas.

    Continua após a publicidade

    Câmbio automático – Verifique se a alavanca corre perfeitamente: a queima do fusível da lâmpada de freio bloqueia o câmbio, problema de fácil solução. Também não deve haver trancos ao alternar o engate das posições D e R.

    Recall 1 – Para a substituição dos insufladores dos airbags frontais. Ele envolve os seguintes modelos: 2012, chassi de 200001 até 400051; 2013, chassi de 201449 até 226272; 2014, chassi de 100157 até 186692; 2015, chassi de 200140 até 207030

    Recall 2 – Para trocar o sensor de nível de combustível. Envolve os modelos: 2012, chassi de CZ200001 até CZ400062; 2013, chassi de DZ200001 até DZ226341; 2014, chassi de EZ100003 até EZ300013; 2015, chassi de FZ200001 até FZ219512.

    Preço médio dos Honda Civic usados (KBB)

    2012 2013 2014 2015
    LXS 1.8 manual R$ 59.304 R$ 60.615 R$ 64.429 R$ 67.027
    LXS 1.8 automático R$ 62.301 R$ 65.710 R$ 67.649 R$ 70.525
    LXL 1.8 manual R$ 59.475 R$ 64.945
    LXL 1.8 automático R$ 62.980 R$ 66.490
    EXS 1.8 automático R$ 70.338 R$ 72.379
    LXR 2.0 automático R$ 71.000 R$ 76.269
    EXR 2.0 automático R$ 75.940

    Preço das peças

    original paralelo
    Para-choques (dianteiro) R$ 908 R$ 480
    Farol (cada um) R$ 1.185 R$ 540
    Retrovisor (cada um) R$ 807 R$ 600
    Discos de freio (par) R$ 700 R$ 240
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 290 R$ 110
    Kit de embreagem R$ 1.721 R$ 990
    Amortecedores (os quatro) R$ 1.704 R$ 1.250

    A VOZ DO DONO

    O que eu adoro: “A dirigibilidade é singular: motor com boas respostas, direção direta e suspensão firme. O nível de equipamentos é adequado e o conforto é garantido pelo acabamento e o nível de ruído.”

    O que eu odeio: “O caráter esportivo do carro cobra seu preço em pisos irregulares, e o consumo urbano poderia ser melhor. A rede oferece um ótimo atendimento de pós-venda, mas o valor das revisões aumentou substancialmente.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.