Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hyundai Santa Fe é SUV usado potente e com opção de sete lugares

Seguro, bem-construído e com opção de sete lugares, o SUV virou referência no segmento. Apesar de antigo, custa menos de R$ 70.000

Por Felipe Bitu
Atualizado em 18 nov 2023, 14h02 - Publicado em 18 nov 2023, 14h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hyundai Santa Fe
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Sucesso de público e de crítica nos EUA, a segunda geração do Hyundai Santa Fe chegou ao mercado brasileiro em 2006. Agradou em cheio famílias grandes que não abriam mão da conveniência de um utilitário esportivo espaçoso, confortável e muito seguro.

    Publicidade

    Com bom acabamento e preço competitivo, chegou impulsionado por um V6 2.7 de alumínio com variação no coletor de admissão e comandos de válvulas. Seus 200 cv eram adequados a seus 1 675 kg, limitados por um câmbio automático sequencial de quatro marchas.

    Publicidade

    Hyundai Santa Fe

    O nível de equipamentos era condizente com sua proposta: tração 4×4 permanente com distribuição automática de torque entre as rodas, controles de tração e estabilidade, ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, Bluetooth, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional e ar digital bizona com saídas para os passageiros.

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Quem gosta de acelerar deve escolher a partir da linha 2011, que traz o motor V6 3.5 de 285 cv (85 a mais que o anterior) e 34,1 mkgf de torque, com bloco, cárter e cabeçote de alumínio. Consumo e dirigibilidade também são favorecidos por uma transmissão sequencial de seis velocidades. A versão é facilmente identificada pelas leves alterações estéticas na grade, nos faróis e no para-choque dianteiro, que só deu lugar à terceira geração em 2014.

    Hyundai Santa Fe

    Publicidade
    Continua após a publicidade

     

    Vendido em versão única, ele trazia uma série de equipamentos opcionais, como dois bancos escamoteáveis no porta-malas para um total de sete lugares, teto solar elétrico, câmera de ré com tela camuflada no retrovisor interno, airbags tipo cortina, revestimento interno de couro e sistema keyless.

    Publicidade

    Apenas em 2012 foram importados os Hyundai Santa Fe GLS com motor 2.4 de 182 cv, câmbio automático de seis marchas, tração dianteira e sempre com cinco lugares.

    Outro fator que pesava a favor dos modelos a partir de 2011 é a garantia de cinco anos, em muitos casos ainda válida. O Santa Fe desfruta de excelente reputação: robusto e confiável, não apresenta problema mecânico crônico.

    Publicidade

    Segundo os donos, a rede autorizada não está à altura dos preços cobrados e mesmo peças de desgaste normal não são encontradas a pronta entrega. Cheque sempre os carimbos de revisão no manual, o que dá um garantia extra de que o carro usado está bem mantido. E procure por carros com pneus ainda em bom estado: um jogo novo custa de R$ 2.200 a R$ 2.900.

    Hyundai Santa Fe

    Continua após a publicidade

    Defeitos do Hyundai Santa Fe

    AIRBAG – A luz acesa no painel indica, em geral, rompimento da cinta de alimentação da bolsa, que incorpora outros comandos do volante multifuncional. A cinta não é encontrada a pronta entrega e custa cerca de R$ 400 (mais R$ 225 da mão de obra).

    FREIOS – Verifique se não há trepidação no pedal: pastilhas gastas e discos empenados abaixo da espessura mínima são comuns em SUVs pesados e potentes, problema provocado pela baixa atuação do freio motor na transmissão automática.

    ACABAMENTO INTERNO – Preste atenção em trincas em peças plásticas como descanso de braço, botões e difusores de ar. Apesar da boa qualidade geral, são caras e só podem ser adquiridas sob encomenda.

    VEDAÇÃO – Pode ocorrer infiltração de água e poeira pelas portas e tampa do porta-malas, que só é solucionada com a troca das respectivas borrachas (R$ 590). O problema é encontrá-las a pronta entrega.

    RECALL – As unidades fabricadas entre fevereiro de 2008 e junho de 2011 podem apresentar mau contato nas luzes de freio.

    Continua após a publicidade

    A VOZ DO DONO

    Nome: Igor Patrão
    Idade: 40 anos
    Profissão: empresário
    Cidade: São Bernardo do Campo (SP)

    O QUE EU ADORO

    “Tem todo o conforto, espaço e segurança que se espera de um carro familiar: sete lugares, bom porta-malas e dez airbags. Desempenho e estabilidade também se destacam.”

    O QUE EU ODEIO

    “A transmissão de quatro marchas (dos modelos até 2011) aumenta demais o consumo, quando comparamos com a versão mais potente. A rede autorizada cobra valores de peças e mão de obra bem mais altos do que deveriam.”

    NÓS DISSEMOS – NOVEMBRO DE 2010

    “Violento nas arrancadas e surpreendentemente rápido nas retomadas, o Santa Fe agora consegue empolgar motoristas e pilotos. A explicação para tamanha melhora (…) está no novo conjunto mecânico. O motor continua um V6, mas a cilindrada saltou de 2,7 para 3,5 litros.”

    Preço médio dos Hyundai Santa Fe usados (KBB)
    2011 2012 2013
    Santa Fe GLS V6 3.5
    R$ 50.200
    R$ 52.300
    R$ 65.250
    Santa Fe GLS V6 3.5 7L R$ 53.969
    R$ 55.120
    R$ 67.750
    Santa Fe GLS 2.4
    R$ 51.120
    Preço das peças do Hyundai Santa Fe
    Original Paralelo
    para-choques (dianteiro) R$ 1.219 R$ 700
    farol (cada um) R$ 2.516 R$ 2.400
    retrovisor (cada um) R$ 1.089 R$ 850
    disco de freio (par) R$ 1.080 R$ 450
    pastilhas de freio (jogo) R$ 533 R$ 400
    kit de embreagem (jogo) R$ 1.832 R$ 1.300

    PENSE TAMBÉM NUM… CHEVROLET CAPTIVA

    Quem não faz questão da tração 4×4 ou dos sete lugares tem no Captiva uma opção mais barata. Por menos de R$ 40 000, reúne bom acabamento, freio com ABS, cintos de três pontos para os cinco e controles de tração e estabilidade. A versão Sport traz um V6 (261 cv) e a Ecotec vem com um 2.4 (171 cv).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.