Hyundai mostra novo Santa Fe, mas não vai tirar de linha o antigo

Nova geração já está em testes no Brasil e chega ainda em 2018; modelo anterior permanecerá à venda

Hyundai Santa Fe 2019 Terceira geração tem faróis divididos, como a Toro

Terceira geração tem faróis divididos, como a Toro (Divulgação/Hyundai)

A Hyundai apresentou a terceira geração do Santa Fe na Coreia do Sul, onde o SUV começa a ser vendido nas próximas semanas. Mas não precisa ficar ansioso, pois o modelo está em testes no Brasil desde antes de sua apresentação oficial.

Tem até um toque de Brasil na estratégia de lançamento na Coreia. Por aqui, onde você pode encontrar as três gerações do Tucson (Tucson, Ix35, New Tucson) nas lojas, os sul-coreanos poderão optar entre a segunda e a terceira geração do Santa Fe.

Hyundai Santa Fe 2019 SUV médio está 8 cm mais longo

SUV médio está 8 cm mais longo (Divulgação/Hyundai)

Para não confundir as coisas, a nova geração será chamada apenas de Santa Fe. A geração passada, por sua vez, será vendida como Santa Fe XL – tanto na versão de cinco como na de sete lugares. E olha que a Hyundai já confirmou a versão de sete lugares da nova geração.

Em compensação, não é difícil reconhecer a terceira geração do SUV médio. O Santa Fe é o mais novo carro com faróis divididos em duas partes – como a Fiat Toro e o Citroën C4 Picasso. Segue à risca a tendência iniciada na marca pelo compacto Kona.

Hyundai Santa Fe 2019 Nova geração tem vinco lateral que liga os faróis às lanternas

Nova geração tem vinco lateral que liga os faróis às lanternas (Divulgação/Hyundai)

O resultado no Santa Fe é mais feliz. A parte superior dos faróis está integrada à barra cromada da grade, enquanto a parte inferior é grande o suficiente para chamar atenção, mas não está perdida na frente do carro.

De perfil, o SUV exibe formas mais marcantes, com direito a vinco que começa nos faróis e termina nas lanternas. O caimento do teto está menos acentuado, deixando a traseira mais elevada, o que será bastante útil na futura versão de sete lugares.

Hyundai Santa Fe 2019 Tampa do porta-malas tem abertura elétrica

Tampa do porta-malas tem abertura elétrica (Divulgação/Hyundai)

Vale destacar que o Santa Fe está 8 cm mais longo, com total de 4,77 m de comprimento, e tem entre-eixos 6 cm mais longo, com 2,76 m no total. Na largura, cresceu 1 cm, para 1,89 m.

A evolução na traseira é nítida, mas remete aos Infiniti com suas lanternas estreitas que avançam na direção dos para-lamas. O para-choque está mais volumoso e recebeu as luzes de seta traseiras.

Hyundai Santa Fe 2019 Novo painel tem tela da central multimídia em destaque

Novo painel tem tela da central multimídia em destaque (Divulgação/Hyundai)

Além de painel completamente novo, com tela destacada na parte superior (como manda a moda), o Santa Fe ganhou quadro de instrumentos com parte central digital e capaz de projetar suas informações no para-brisas por meio do head-up display.

Há ainda frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo.

Hyundai Santa Fe 2019 Quadro de instrumentos ganhou tela de TFT no centro

Quadro de instrumentos ganhou tela de TFT no centro (Divulgação/Hyundai)

Serão três as opções de motores disponíveis na Coreia do Sul: o 2.0 turbo com injeção direta de 235 cv e 36 mkgf de torque, o 2.0 turbodiesel de 186 cv e 41 mkgf de torque e o 2.2 turbodiesel de 202 cv e 45 mkgf.

O câmbio é sempre automático de oito marchas, mas a tração integral será opcional por lá.

Hyundai Santa Fe 2019 Nova geração tem motor 2.0 turbo de 235 cv

Nova geração tem motor 2.0 turbo de 235 cv (Divulgação/Hyundai)

No Brasil ainda em 2018

A Hyundai-CAOA, responsável pelos importados da marca, testa a nova geração no Brasil há algumas semanas. O leitor Gabriel Chiminazzo fotografou o modelo em testes em São Paulo (SP).

Este é o melhor indicativo de que a empresa quer trazer o novo Santa Fe tão logo seja possível.

Hyundai Santa Fe 2019 Nova geração já circula no Brasil em testes

Nova geração já circula no Brasil em testes (Gabriel Chiminazzo/Quatro Rodas)

Em meados do ano passado, a CAOA reduziu a gama de versões do Santa Fe.

Tirou do catálogo sua versão maior, Grand Santa Fe e passou a vender a versão menor apenas na configuração de sete lugares.

Hyundai Santa Fe 2019

 (Gabriel Chiminazzo/Quatro Rodas)

O que faz esta nova geração ser tão diferente para o Brasil é a ausência de opção com motor V6.

O modelo nas lojas hoje usa o V6 3.3 Lambda II de 270 cv e 32,4 mkgf, com câmbio automático de seis marchas.

O novo 2.0 turbo é mais moderno e eficiente, mas potência ainda é o que chama atenção do brasileiro.

Hyundai Santa Fe 2019

 (Gabriel Chiminazzo/Quatro Rodas)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s