Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Barato, Fiat Palio usado é líder de vendas; veja qualidades e defeitos

Fiat Palio saiu de linha há alguns anos, mas ainda é procurado por ser barato de comprar; custa entre R$ 30.000 e R$ 50.000

Por Felipe Bitu
Atualizado em 13 ago 2023, 11h50 - Publicado em 18 Maio 2023, 11h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 623_palio_01.jpg
    (Acervo QR/Quatro Rodas)

    Pedra no sapato do Volkswagen Gol, o Fiat Palio cresceu em tamanho e nas vendas até que conseguiu desbancar o rival em 2014 – apesar de os números serem de duas duas gerações somadas. Isso só reforçou seu bom valor de revenda e a alta liquidez entre os usados que perdura até hoje, 5 anos após ter saído de linha no Brasil.

    Publicidade

    A segunda geração do Palio foi lançada no Brasil no final de 2011. Atualizada a partir de um monobloco mais forte e leve, ficou maior e mais seguro, apesar de ABS e airbag terem sido opcionais até o lançamento da linha 2013.

    Publicidade
    Hatches compactos
    Visto de frente, o Palio lembra o irmão Punto (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O tamanho favoreceu o espaço no banco traseiro, com 10 cm a mais para esticar as pernas. O acabamento do Fiat melhorou e o porta-malas também cresceu (de 275 para 280 litros).

    Fiat Palio 1.0
    Miolo do para-choque é parecido com o do Uno. Tampa é aberta pelo logotipo. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Com uma direção rápida e suspensão mais firme, o Fiat Palio ganhou boa dirigibilidade sem abdicar do conforto, sua principal característica. A direção hidráulica é de série desde a básica Attractive, disponível tanto com o motor 1.0 Evo (75 cv) quanto com 1.4 Evo (88 cv).

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    O motor 1.6 16V E.torQ (117 cv) é exclusivo dos Palio Essence e Palio Sporting, ambas com câmbio automatizado Dualogic como opcional.

    Fiat Palio 1.0
    Palio estreou volante e sistema de som (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Fiat Palio Attractive ainda tem computador de bordo, faróis com temporizador, abertura interna do porta-malas e do tanque e comando interno dos retrovisores. Entre os opcionais, ar-condicionado, vidros elétricos, rodas de liga, faróis de neblina, volante multifuncional, acionamento automático de faróis e limpadores de para-brisa e chave tipo canivete.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Fiat Palio 1.0
    Espaço no interior aumento… (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Se você faz questão de segurança, comece pelo Palio Essence, que tem airbags laterais como opcional. Nela o ar-condicionado é de série, ao lado das rodas de liga aro 15, do banco do motorista com regulagem de altura e dos cromados no acabamento interno.

    Fiat Palio 1.0
    … em 10 cm. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A versão Sporting é a mais adequada para quem aprecia uma tocada mais nervosa: rodas aro 16 com pneus 195/55, apêndices aerodinâmicos, faixas decorativas, saias laterais, faróis máscara negra e volante revestido de couro.

    Publicidade
    Fiat Palio
    Fiat Palio Essence 1.6 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Para atender à legislação, a linha 2013 passou a contar com airbags dianteiros e os freios ABS, enquanto a Attractive recebeu um novo aplique de painel. Entre os opcionais, surgiu um novo rádio com streaming de áudio, que se conecta via Bluetooth para reproduzir as músicas armazenadas no celular, e o teto solar Sky Wind.

    Fiat Palio
    Porta-malas do Palio comporta até 280 litros de bagagem (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Depois disso, o Fiat Palio teve poucas alterações até 2017, quando ganhou o mesmo painel do Grand Siena, com saídas de ar centrais horizontais. O hatch compacto deixaria de ser fabricado em novembro daquele mesmo ano, já ofuscado pelo lançamento do Fiat Argo cinco meses antes.

    Fiat Palio Sporting
    Fiat Palio Sporting (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Bem-equipado e fácil de manter, o Palio tem peças disponíveis em pronta entrega e há boa margem de negociação para descontos nas autorizadas, facilitando ainda mais sua manutenção. Os motores 1.0 e 1.4 Fire Evo continuam em produção até hoje para os Fiat Mobi, Strada e Fiorido, além do Peugeot Partner Rapid.

    Continua após a publicidade
    Preço das peças do Fiat Palio
    Original Paralelo
    Para-choques dianteiro: R$ 661 R$ 950
    Farol (cada um): R$ 452 R$ 420
    Retrovisor (cada um): R$ 368 R$ 270
    Disco de freio (par): R$ 360 R$ 230
    Pastilhas de freio R$ 196 R$ 80

    Atenção na hora de comprar um Fiat Palio

    Carros originalmente emplacados em outros estados podem indicar que pertenciam a locadoras (e que têm menor valor de revenda). Se o preço estiver muito baixo, cheque a placa, que costuma ser do Paraná (AAA a BEZ), Minas Gerais (GKJ a HOK) e Tocantins (MVL a MXG).

    Quais os problemas do Fiat Palio?

    Fiat Palio - câmbio Dualogic

    Quanto custa um Fiat Palio?

    Fonte: KBB 2012 2013 2014 2015 2016 2017
    Attractive 1.0 EVO R$ 31.880 R$ 33.200
    R$ 35.345
    R$ 38.201
    R$ 40.675
    R$ 42.876
    Attractive 1.4 EVO R$ 34.472
    R$ 37.549
    R$ 38.933
    R$ 41.256
    R$ 43.541
    R$ 45.718
    Essence 1.6 16V E.torQ R$ 34.684
    R$ 37.017
    R$ 39.159
    R$ 42.091
    R$ 43.120
    R$ 47.034
    Essence 1.6 16V E.torQ Dualogic R$ 35.718
    R$ 38.123
    R$ 43.350
    R$ 44.786
    Sporting 1.6 16V E.torQ R$ 40.533
    R$ 42.343
    R$ 44.863
    R$ 47.734
    R$ 53.122
    R$ 54.431

    O que dizem os donos do Fiat Palio?

    Guia de Usados - Fiat Palio

    “É um carro que cativa pela racionalidade: bem-equipado, muito confortável, com amplo espaço interno e um motor que anda bem, apesar de ser 1.0. Não tenho do que reclamar do Palio: o pós-venda é bom, mas os acessórios originais oferecidos pela rede autorizada são caros demais.” Stella Saggiorato, 23 anos, jornalista, São Bernardo do Campo (SP)

    O QUE EU ADORO

    “Além de bonito, surpreende pelo desempenho: nem parece que é 1.0. O acerto da suspensão é um dos pontos fortes, pois absorve bem as irregularidades sem comprometer a estabilidade.” Pedro Bittencourt, 19 anos, estagiário, Belo Horizonte (MG)

    O QUE EU ODEIO

    “Apesar do bom desempenho, o consumo do 1.6 16V E.torQ é alto. Os plásticos poderiam ser melhores: botões do ar e maçaneta do porta-luvas quebram com facilidade.” Arthur Amado, 28 anos, advogado, Recife (PE)

    Continua após a publicidade

    NÓS DISSEMOS – Novembro de 2011

    “O Palio cresceu nas três direções (comprimento, altura e largura). Além disso, sua estrutura foi reforçada, com o emprego de aços de alta resistência, ao mesmo tempo que ficou 15% mais leve. E todos os sistemas (suspensão, direção e freios) foram ajustados para melhorar o comportamento dinâmico do carro. (…) Em comparação ao antigo, a única semelhança é a posição de dirigir. O espaço interno aumentou, os novos bancos apoiam melhor o corpo e a ergonomia foi aprimorada, com o deslocamento das saídas de ventilação para o alto do console, mas a postura do motorista em relação ao volante e aos pedais é idêntica.”

    Pense também em um Volkswagen Gol G5

    História do Gol

    Após cinco recalls nos três primeiros anos de produção, o Gol perdeu a fama de inquebrável e a preferência do mercado, pondo fim a um reinado de 27 anos na liderança de vendas. Ainda assim, ele manteve outras virtudes: dirigibilidade agradável, manutenção barata e liquidez de cheque ao portador. A maior parte foi equipada com ar-condicionado, roda de liga, vidros e travas elétricos, computador de bordo e rádio com Bluetooth, mas vale investir tempo para achar carros com airbags e ABS.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.