Lançado como versão sedã do hatchback Fiat Argo, o Cronos ganhou relevância com a recente saída de linha do Fiat Grand Siena (derivado do Palio), pois passou a ser o único representante da marca no segmento dos sedãs compactos e para isso ganhou até mesmo nova motorização e câmbio, no caso o 1.0 de três cilindros e a transmissão CVT.
Importado da Argentina, inicialmente estava disponível nas versões 1.3 manual, Drive 1.3 manual e automatizada, e Precision 1.8 manual e automática.
Desde a versão de entrada já contava com volante multifunção, ar-condicionado e direção elétrica. Na versão mais cara, havia mimos como luzes diurnas, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro 16. Rodas aro 17, bancos de couro, painel digital, ar- -condicionado automático, chave presencial e limpador com sensor de chuva eram opcionais.
Se a escolha recaísse sobre o 1.8 Precision com câmbio automático, a lista de equipamentos incluía: maçanetas e frisos cromados, cruise-control, volante de couro e iluminação interna diferenciada. E o motor 1.8 é o E.Torq, com 139 cv. Por essa grande quantidade de opcionais, presentes em todas as versões (no Drive 1.3, por exemplo, tem até mesmo câmera de ré e sensor traseiro), é preciso cuidado na hora de escolher uma unidade entre os usados.
No modelo 2019, a mudança foi a chegada da versão Drive 1.8 AT e no modelo 2020, o HGT 1.8 AT6, além do S Design 1.8 AT. Este ano, chegou o motor novo 1.0 e o câmbio CVT.
O Cronos é um carro com poucos defeitos graves, mas os que existem são persistentes e irritantes. Como principais pontos positivos temos o porta-malas com grande capacidade, painel completo, bom acerto de suspensões para uso urbano e, por que não, o estilo que, se não agrada a todos, também não desagrada.
Entre os pontos negativos temos os engates de marchas longos e imprecisos, o espaço traseiro um tanto restrito para cabeça, pernas e ombros e assentos dianteiros curtos e desconfortáveis, principalmente para quem é mais alto. Além disso, o Cronos teve fraco desempenho nos testes de impacto do Latin NCap.
O Cronos é um daqueles carros que agradam e têm vida longa no mercado pelas vantagens que apresentam, dentro de um custo aceitável e sem grandes problemas graves. Com uma pesquisa paciente e criteriosa, é possível fazer um excelente negócio entre os usados. Apenas olho vivo com as peças: elas definitivamente não são baratas.
Os defeitos do Fiat Cronos
Sistemas que funcionam sozinhos – Defeito recorrente, foi tratado em vários casos em garantia: o alarme que dispara é o mais comum, mas pode aparecer abertura e fechamento espontâneo dos vidros e abertura autônoma das travas de porta.
Ruídos na suspensão dianteira – Surgem estalos e rangidos, por causa de problemas nas buchas. Em carros mais antigos é necessário maior cuidado, pois mesmo que tenham sido atendidos em garantia o defeito pode reaparecer.
Câmbio automatizado – Este tem os mesmos problemas das caixas Dualogic, com a presença de trancos e funcionamento irregular. Em alguns casos é preciso parar e desligar o carro para a situação voltar ao normal.
Difusores de ar – Esses componentes são frágeis, quebram com facilidade e, mesmo nos carros em garantia, nem sempre a fábrica autoriza a troca.
Ruídos internos – Os plásticos usados na parte interna do Cronos não primam pela excelente qualidade e isso se reflete na quantidade de ruídos presente nas portas e painel de instrumentos. E é difícil se livrar deles.
A voz do dono
Nome: Jorge Salles Pereira Araújo
Idade: 39 anos
Profissão: motorista
Cidade: São Paulo (SP)
O que eu adoro:
“O carro é muito econômico, não dá problema; para mim, que trabalho com ele, o porta-malas enorme é importante. Esse é o segundo que eu tenho. Gosto do estilo, mas tem gente que pensa que é o Grand Siena…”
O que eu odeio:
“Os barulhos! São de todos os tipos e chegam de todos os lugares. É no painel, nas portas, nos acabamentos dos cintos, na suspensão dianteira, até mesmo os coxins de escapamento já deram problema e geraram barulhos.”
Preço médio dos Fiat Cronos usados (KBB BRASIL)
Preço das peças do Fiat Cronos
Nós dissemos:
DEZEMBRO DE 2021 “O Latin NCap divulgou nesta sexta-feira (3) os resultados de uma nova rodada de testes de impacto, nos quais os Fiat Argo e Cronos saíram com pontuação zerada. Os principais pontos críticos dos modelos, segundo o órgão, estão na baixa proteção lateral para adultos e na instabilidade da estrutura do habitáculo. As unidades avaliadas são de versões de entrada…”
Pense também em um:
VW Virtus – É um pouco mais comprido (4,36 m do Fiat contra 4,48 m), mas é na distância entre-eixos que o VW leva a melhor, sendo 2,65 m ante 2,52 m. No porta-malas, bastante equivalência, com 525 litros contra 521 litros do Virtus. Para quem não quer gastar muito, pode optar pela versão equipada com motor 1.6 MSI e câmbio manual. Já foi descontinuada, mas é mais barata e avessa a problemas.