Você está atrás de um carro confortável, espaçoso e bem equipado por um preço menor que o de um popular zero? Por que não optar pelo Astra Sedan? Saiba que ele ainda oferece o benefício da mecânica robusta, confiável e fácil de reparar, que tem origem no Monza.
A grande vantagem é que por menos de 25.000 reais é possível encontrar modelos com ar, freios a disco nas quatro rodas com ABS, teto solar e computador de bordo. Tudo empurrado por um forte motor 2.0. Porém, se você se preocupa com a economia, ele vai decepcioná-lo: não é difícil achar motoristas que fazem a média de 7 km/l na cidade, com álcool.
O sedã foi lançado em fevereiro de 1999 nas versões GL 1.8 (110 cv), GLS 2.0 (112 cv) e GLS 2.0 16V (128 cv). A mais simples era tão espartana que nem conta-giros oferecia. Já a GLS vinha com trio elétrico, rodas de alumínio e direção eletro-hidráulica – apesar de ter como opcional até teto solar, ABS e airbag.
Em 2001, o GL ganharia conta-giros e volante com regulagem de altura e profundidade, enquanto o GLS 2.0 16V passaria a 136 cv. A série Advantage (baseada na GLS 2.0 16V) chegou no mesmo ano, com farol de neblina, computador de bordo e ar-condicionado.
Logo viria a linha 2002, que ofereceu opção de câmbio automático de quatro marchas para o GLS 2.0 8V (com 4 cv a mais), deixando o 1.8 apenas para o álcool, destinado a táxis. O Expression veio pouco depois, trazendo ar, trio, faróis de neblina e rodas de liga.
A reestilização viria na linha 2003, com novo design na dianteira e na traseira. Só teria motor 1.8 álcool e 2.0 8V gasolina – este ganhou a versão CD (no lugar da GLS), com airbag lateral, ar e piloto automático. Em 2004 estreia o 2.0 FlexPower (127,6 cv na gasolina e 121 cv no álcool), já como linha 2005.
As versões são rebatizadas para Comfort, Elegance e Elite, todas com ar, direção e trio. Mas airbags laterais, ABS com EBD, CD player e bancos de couro eram exclusivos da Elite. Em 2006, surge a Advantage e, no ano seguinte, saem de linha Comfort e Elite.
Uma raridade é o Astra Sedan Multipower, que existiu nas versões Comfort e Elegance. Era adaptado para uso de GNV (Gás Natural Veicular) com garantia de fábrica, ou seja, podia rodar com gasolina, álcool ou GNV. Para receber os tanques de GNV, que ocupam quase 50% da capacidade do porta-malas, a suspensão traseira recebia molas reforçadas para compensar os 90 kg extras.
É inegável que o Astra Sedan Advantage é um sedã defasado tecnologicamente e seu visual não encanta. Só que a idade o presenteou com atributos como confiabilidade mecânica e farta oferta de peças. Ainda tem a vantagem ainda de trazer diversos itens de série, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas com acionamento elétrico, além das rodas de liga leve.
O espaço interno é bom até para os passageiros de trás e o porta-malas dá conta, com seus 460 litros.
A partir da linha 2009, 0 Chevrolet Astra Sedan 2.0 ficou mais potente, chegando aos 140 cv, quando abastecido com álcool, ou 133 cv, com gasolina. O ganho em relação à geração anterior é de 12 cv. O torque também está maior: 19,7 kgfm a 2.600 rpm (álcool) e 18,9 kgfm a 2.600 rpm (gasolina).
O Chevrolet Astra Sedan saiu de linha no Brasil em 2011. A retirada do modelo foi parte de um plano de reestruturação da General Motors do Brasil (GMB). Para substituir o Astra, a GMB apresentou o Chevrolet Cobalt e o Chevrolet Sonic, nas versões hatch e sedan.
Fuja da roubada – Não compre as versões mais peladas do Astra, ainda mais sem ar-condicionado, pois a revenda é difícil. O mesmo vale para cores vibrantes como o vermelho (Radar e Carena), verde (Esquadra e Regata) e amarelo (Cais).
Problemas e defeitos do Chevrolet Astra Sedan
Motor – Pode superaquecer por problemas na válvula termostática, bomba d”água ou sensor de temperatura. Há casos em que uma simples limpeza ou adição de líquido no radiador resolve.
Direção eletro-hidráulica – Oferecida até o ano de 2001, foi substituída pela hidráulica pelo alto custo e pela menor robustez. Se for necessário comprar um kit novo, saiba que uma nova custa 4 500 reais na autorizada.
Portas e porta-malas – Nas primeiras unidades, fabricadas em 1999, é fácil encontrar problemas nas fechaduras das portas e do porta-malas, que costumam não abrir. A dica é aplicar algum óleo desengripante. Se o problema persistir, talvez o miolo da fechadura esteja quebrado.
Computador de bordo – Pode haver falha no visor, por conta da queima dos leds, dificultando a leitura dos caracteres. O preço da troca do visor numa concessionária sai por cerca de 2 000 reais, mas no mercado paralelo fica entre 250 e 350 reais.
Suspensão – Alguns donos reclamam de ruídos que podem vir da bieleta (ou tirante da suspensão), peça de termoplástico que conecta o amortecedor à barra estabilizadora e que com o tempo pode apresentar folgas ou trincas. A solução em alguns casos é trocá-la por uma bieleta de metal, mais resistente.
Nós dissemos – Novembro de 2002
“O Astra 2003 evoluiu consideravelmente em relação à versão anterior (…) O que nos chamou a atenção foi o conforto. A alavanca de câmbio muito leve supera a do Peugeot 206 (…). A direção também não demanda esforço e, em conjunto com a suspensão macia, torna o Astra alvo fácil de quem quer sombra, água fresca e carro suave. Quem gosta de um pouco mais de adrenalina, no entanto, pode se decepcionar. Apesar de leve, o câmbio não é amigo de trocas rápidas. (…) A suspensão é macia demais, e por isso compromete a dirigibilidade.”
Preço dos Chevrolet Astra Sedan usados:
Versões | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 |
Astra Sedan 2.0 flex Advantage |
R$ 23.018
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R$ 26.101
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R$ 26.470
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R$ 30.747
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R$ 32.194
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R$ 34.179
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Astra Sedan 2.0 flex Advantage aut. |
R$ 24.410
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R$ 27.014
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R$ 28.770
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R$ 32.105
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R$ 33.379
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R$ 35.207
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Astra Sedan 2.0 flex Comfort |
R$ 22.104
|
R$ 24.361
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R$ 24.844
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R$ 29.689
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Astra Sedan 2.0 flex Elegance |
R$ 24.911
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R$ 27.356
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R$ 29.938
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R$ 32.236
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R$ 31.841
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Astra Sedan 2.0 flex Elite |
R$ 27.150
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R$ 30.604
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Astra Sedan 2.0 flex Elite aut. |
R$ 27.840
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R$ 31.456
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