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Chevrolet Onix automático faz 16 km/l e usado parte dos R$ 50.000

Primeira geração do Chevrolet Onix ajudou a popularizar o câmbio automático de seis marchas e hoje é uma opção racional entre os usados

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 ago 2024, 17h40 - Publicado em 30 ago 2024, 15h00
Chevrolet Onix
 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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A primeira geração do Chevrolet Onix foi um grande acerto. Estreou em 2012 para substituir o Corsa, apagado no mercado, e se tornou o carro mais vendido do Brasil em 2015. Só foi perder esse posto em 2020, já em sua segunda geração geração. Mas já havia feito seu nome.

Foi o maior sucesso da GM nos últimos anos. Se não era referência entre os hatches compactos, reunia qualidades como estilo, conforto, rendimento e conteúdo acima da média. Especialmente a partir de 2014, quando o foi lançado o Chevrolet Onix automático.

Porta-malas traz sempre 280 litros
Porta-malas traz sempre 280 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O câmbio automático de seis marchas, o mesmo GF6 de Cobalt, Spin e do primeiro Cruze, era sempre combinado ao motor 1.4 8V com 106/98 cv e 13,9/13 kgfm. Nem tão potente e nem tão fraco, tinha desempenho aceitável: o zero a 100 km/h ficava ao redor dos 13 segundos.

Chevrolet Onix
Motor 1.4 SPE/4, da Chevrolet, é flex (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A reestilização do Onix 2017 ainda trouxe evoluções com os motores chamados SPE.4, com novos pistões, bielas e anéis, além de uma central eletrônica recalibrada, que melhoraram o consumo. Ainda teve a troca da direção hidráulica pela elétrica e a redução da altura livre do solo, tudo pensando na redução de consumo, que chegou aos 18%, de acordo com a fabricante.

 

Desta forma, o consumo do Chevrolet Onix automático fica nos 12,9 km/l em regime urbano e 15,9 km/l no circuito rodoviário nos testes da Quatro Rodas, sempre com gasolina.

Melhores versões do Chevrolet Onix

Chevrolet Prisma LTZ

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Com a plataforma do Chevrolet Cobalt e o bom acerto da suspensão, elevou o nível da categoria: o Onix demonstra comportamento ágil e seguro sem comprometer o conforto. Para um carro lançado há mais de dez anos, o acabamento exibe tecidos de boa qualidade e plásticos bem encaixados.

Retrovisores e teto são pintados de preto
Chevrolet Onix Effect 1.4 (Leo Sposito/Quatro Rodas)

O bom nível de equipamentos vem do fato de todos os Chevrolet Onix 1.4 LT automáticos terem freios ABS, airbags, direção com regulagem de altura, painel digital e banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, além de rodas de liga leve aro 15. O aclamado MyLink, central com tela de 7 polegadas sensível ao toque, era opcional.

Destaque para as rodas aro 15 na cor cinza
Onix segue como o mais vendido do Brasil (Leo Sposito/Quatro Rodas)
Onix Activ
Onix Activ (João Mantovani/Quatro Rodas)

A propósito, a reestilização do Onix corrigiu alguns pênaltis. Por dentro, os puxadores internos da porta passaram para a posição convencional, aposentando a antiga alça em posição excessivamente baixa. Já a central multimídia MyLink trocou os comandos abaixo da tela por botões mais visíveis de volume, sintonia e seleção de faixas musicais e passou a ter Android Auto e Apple Carplay.

Chevrolet Onix Activ
(João Mantovani/Quatro Rodas)

Pode ser interessante considerar o Chevrolet Onix Activ, versão aventureira que  surgiu após a reestilização. É identificada pelos adereços de plástico preto espalhados pela carroceria e pelas barras longitudinais no teto.

Chevrolet Onix Activ

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Além do estilo off-road light, a suspensão foi recalibrada e, graças também aos pneus maiores, a altura em relação ao solo cresceu 30 mm. A cabine que é bem exótica, pelos detalhes e partes do painel na cor laranja no primeiro ano de produção.

Problemas e defeitos do Chevrolet Onix

Chevrolet Onix Activ
Central MyLink ganhou botões mais fáceis de visualizar (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Câmbio – Robusto e confiável, o câmbio automático de seis marchas pode apresentar problemas como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente ré. O conserto exige mão de obra especializada e raramente fica abaixo dos R$ 5.000.

Direção hidráulica – Preste atenção em ruídos anormais ao esterçar o veículo: o problema é causado pela entrada de ar no sistema, que com o tempo acaba danificando a bomba hidráulica. A direção elétrica foi incorporada em 2017.

Recall 2 – Os modelos 2014 e 2015 sofreram problemas de fabricação no filtro de combustível envolvendo as unidades fabricadas entre outubro de 2013 e abril de 2014. Os chassis vão de EG200546 a FG117462.

onix
O Onix Actic é o modelo que oferece menos espaço para a cabeça dos ocupantes (Christian Castanho/Quatro Rodas)
ONIX
O Onix Actic é o modelo que oferece menos espaço para a cabeça dos ocupantes (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Onix Activ
Porta-malas leva 280 litros de bagagem. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Preço médio dos Chevrolet Onix automáticos usados (tabela KBB)

Modelo 2014 2015 2016 2017 2018 2019
LT 1.4 8V AT
R$ 49.900
R$ 52.200 R$ 53.600
R$ 59.800
R$ 65.800 R$ 68.900
LTZ 1.4 8V AT R$ 53.700
R$ 55.500
R$ 59.000
R$ 63.000
R$ 70.500
R$ 70.470
Advantage 1.4 8V AT
R$ 62.800
R$ 66.500
Activ 1.4 8V AT R$ 66.328 R$ 67.168
R$ 71.900
Comparativo Onix x Etios
Interior do Onix Advantage, versão básica com câmbio automático (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Preço das peças do Chevrolet Onix

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.364 R$ 810
Farol (cada um) R$ 1017 R$ 750
Discos de freio (par) R$ 416 R$ 125
Pastilhas de freio (jogo) R$ 217 R$ 130
Amortecedores (os quatro) R$ 1.421 R$ 940
Comparativo Onix x Etios
Parece roda, mas não é: as calotas de 15 polegadas escurecidas são exclusivas da versão Advantage (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Teste de pista (com gasolina) – Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT

Onix Advantage
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,2 s
Aceleração de 0 a 1000 m 35 s – 146,3 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h 5,7 s
Retomada de 60 a 100 km/h 7,6 s
Retomada de 80 a 120 km/h 10,1 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,9/29/66,6 m
Consumo urbano 12,9 km/l
Consumo rodoviário 15,9 km/l

Ficha técnica – Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT

Onix Advantage
Motor flex, diant., transv., quatro cilindros, 1.389 cm³, 8V, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13
mkgf a 4.800 rpm
Câmbio automático, 6 marchas,
tração dianteira
Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Direção elétrica, diâmetro de giro 10,3 m
Rodas e pneus aço, 185/65 R15
Dimensões comprimento, 393,3 cm; largura, 170,5 cm; altura, 147,6 cm; entre-
-eixos, 252,8 cm; peso, 1.067 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 280 l

 

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