Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Sonic usado é como um Onix, mas com manutenção do Cruze

Se espaço interno era equivalente ao do Onix, o Chevrolet Sonic era mais equipado e tinha motor Ecotec 1.6 de 120 cv que só ele usou no Brasil

Por Redação
Atualizado em 29 jan 2024, 19h20 - Publicado em 29 jan 2024, 19h19

O Chevrolet Sonic é um raro caso de bom automóvel que foi abandonado pelo fabricante e esquecido pelo mercado: ele chegou em 2012 com pouca divulgação, para ser posicionado acima do Onix e do Agile, podendo enfrentar os Honda Fit e Ford New Fiesta.

Importado da Coreia do Sul (e posteriormente do México), ele não se beneficiou da isenção do imposto de importação, o que acabou afetando seu custo-benefício.

Chevrolet Sonic Hatch LTZ
(Acervo/Quatro Rodas)

O Chevrolet Sonic tem estilo controverso típico dos coreanos, mas ele bebe na mesma fonte do Cruze de primeira geração, ou seja, reúne atributos técnicos que o tornam confiável e fácil de manter. Mas, hoje, as revisões do Sonic são mais caras que as do Cruze 1.8.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Derivado da mesma plataforma GSV/Gamma II do Cobalt, do Onix e da Spin, seu grande destaque era o moderno motor Ecotec 1.6 16V flex de 120/116 cv, com variação nos comandos de válvulas e no coletor de admissão. Seu ronco encorpado e respostas rápidas não contribuem para o consumo, mas instigam uma tocada esportiva.

Chevrolet Sonic Sedan
(Acervo/Quatro Rodas)

Sua dirigibilidade é favorecida pelo acerto equilibrado da suspensão, que transmite segurança sem comprometer o conforto. A direção leve e precisa tem assistência hidráulica (menos eficiente que a elétrica) e por trás dela figura um painel inspirado em motos, com conta-giros analógico e demais instrumentos digitais.

Continua após a publicidade

Espaçoso e bem-acabado, o Chevrolet Sonic deixa a desejar no porta-malas: seus 265 litros são apenas suficientes. O Sonic Sedan tinha espaço bem maior: 477 litros de capacidade. Outra deficiência é a ausência de encosto de cabeça e cinto de três pontos para o terceiro passageiro no banco de trás nos primeiros modelos importados.

Chevrolet Sonic LTZ hatch

Onde o compacto se destacava era por oferecer airbag duplo e ABS desde a versão de entrada LT, que trazia também ar, direção, trio elétrico, rodas de liga aro 15 e rádio com bluetooth. O piloto automático era vinculado ao câmbio automático, de seis marchas.

Continua após a publicidade

A versão LTZ (que a partir da linha 2014 era a única opção do Sonic Sedan) adicionava sensor de ré, faróis de neblina, comando do som no volante, aro 16 e bancos de couro. O câmbio automático sequencial de seis marchas foi oferecido como opcional. A central multimídia MyLink estreou na linha 2014, junto com os sensores de chuva.

Chevrolet Sonic LTZ hatch

No comparativo com seu principal rival, o Ford Fiesta, ele oferecia mais equipamentos, mas ficou para trás em consumo e dirigibilidade. Bebendo álcool, o Chevrolet Onix fez 7 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.

Como o Cruze, o Sonic é um carro bem resolvido, sem problemas crônicos. A desconfiança do mercado com seu curto período de vendas e a oferta de peças fez com que os preços do usado despencassem, fazendo dele uma excelente opção para quem procura um hatch premium mais barato que um popular zero-quilômetro.

Continua após a publicidade
Chevrolet Sonic Sedan
(Acervo/Quatro Rodas)

A VOZ DO DONO

  • Nome: João Pedro Py
  • Idade: 35 anos
  • Profissão: gerente de operações
  • Cidade: São Paulo (SP)

O QUE EU ADORO – “Pequeno por fora e grande por dentro, com visual agressivo e ótimo acabamento. O conforto é garantido pelo farto nível de itens de série, equipamentos e pela boa dirigibilidade do motor Ecotec.”

O QUE EU ODEIO – “A frente baixa raspa em qualquer desnível e o ar-condicionado não é digital. O consumo urbano é elevado (eu faço 6 km/l na gasolina e menos de 5 km/l com etanol) e o câmbio automático não é dos melhores.”

Preços dos Chevrolet Sonic usados

2012 2013 2014
LT 1.6 16V manual R$ 36.254
R$ 38.534
R$ 39.539
LT 1.6 16V automático
R$ 41.503
R$ 41.763
LTZ 1.6 16V manual
R$ 37.106
R$ 39.641
LTZ 1.6 16V automático
R$ 37.702
R$ 40.382
R$ 41.881
Sedan LT 1.6 16V manual
R$ 36.542
R$ 40.864
Sedan LTZ 1.6 16V manual
R$ 37.558
R$ 40.613
Sedan LTZ 1.6 16V automático
R$ 39.230
R$ 41.617
R$ 43.418

Problemas e defeitos do Chevrolet Sonic

Chevrolet Sonic LTZ hatch

Continua após a publicidade

Câmbio – Robusta e confiável, a transmissão automática de seis marchas não está livre de problemas envolvendo o correto engate das marchas após a seleção na alavanca. O reparo não sai por menos de R$ 5.000.

Ar-condicionado – O problema mais comum envolve falha no sensor de temperatura do ar externo, que deve ser substituído. Compressor e condensador também estão sujeitos a falhas, provocadas por acúmulo de detritos ou danos causados por pedras.

Suspensão –  É bom verificar o estado dos batentes dos amortecedores: a calibragem firme causa batidas secas em buracos maiores, podendo causar vazamento dos amortecedores.

Sonda Lambda – Oscilação na marcha lenta e ruídos anormais no escapamento são sintomas de que a sonda original foi trocada por uma mais simples. Em alguns casos, o gerenciamento da injeção eletrônica pode até impedir o funcionamento do motor.

Recall – Uma falha no anel de vedação da bomba de combustível pode provocar vazamento de combustível e princípio de incêndio, em casos extremos. O problema afetou os modelos fabricados entre janeiro de 2012 a março de 2014.

Preço das peças
Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.974 R$ 2.800
Farol (cada um) R$ 1.381 R$ 650
Retrovisor (cada um) R$ 960 R$ 330
Discos de freio (par) R$ 630 R$ 260
Pastilhas de freio (jogo) R$ 330 R$ 300
Kit de embreagem R$ 1.604 R$ 650
Amortecedores (os quatro) R$ 4.346 R$ 1.100

PENSE TAMBÉM EM UM…

fit
(Divulgação/Honda)

Honda Fit – Sua versatilidade e praticidade conquistam quem busca um hatch: apesar de medidas similares, oferece maior espaço interno e porta-malas de 363 litros, quase 100 a mais que o Sonic. É mais caro, traz menos itens de série e não oferece o mesmo prazer de dirigir, mas compensa pela maior confiabilidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.