Com estreia no Brasil prevista para setembro, a Zeekr revelou o nome do seu primeiro grande SUV elétrico. O nome Zeekr 7X foge um pouco ao nome de outros carros da marca, que também já confirmou para o Brasil o SUV compacto X e o crossover 001, mas que, ao menos do ponto de vista técnico, é bastante promissor. Ele está confirmado para chegar por aqui no final de 2025.
O carro em si representa o SUV derivado do sedã Zeekr 007, que tem seu lançamento no Brasil esperado para meados 2025. É baseado na plataforma SEA, criada pela Zeekr e compartilhada com a Volvo, mas com a arquitetura elétrica PMA2+, baseada em 800V e que permite recargas uiltra rápidas a até 500W.
Junto com a minivan Max, o 7X é um dos sete lançamentos prometidos pela Zeekr até 2026. Os outros são dois crossovers, mais uma minivan e uma perua derivada do 007 pensada especificamente para mercados da Europa.
As dimensões do Zeekr 7X são muito semelhantes às do sedã, que tem o mesmo tamanho de um BYD Seal. São 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura e 2,92 m de entre-eixos, sendo pouco menor que um Porsche Cayenne e até maior do que o Tesla Model Y, um dos carros elétricos mais vendidos da China e que está na mira o 7X.
O design também guarda semelhanças com o sedã do qual deriva, com uma faixa de leds fazendo a vez de uma lanterna e uma tela OLED de 90 polegadas que interliga os faróis. É a chamada Zeekr Stargate, que funciona como uma assinatura de LED personalizável que pode exibir animações e até mesmo textos.
Quanto aos motores, o Zeekr 7X poderá ter um motor traseiro com 421 cv ou dois motores, um por eixo, somando 646 cv. As versões de entrada receberiam uma bateria de 75 kWh da própria Geely (dona da Zeekr), capaz de recuperar até 500 km de autonomia em 15 minutos.
Outra opção é uma de 100 kWh de NMC fornecida pela CATL capaz de aceitar recargas a até 500 kW. Neste caso, 15 minutos recuperam 610 km de autonomia.
Na China, a expectativa de preços é por algo entre o equivalente a R$ 180.000 e R$ 260.000. Seu lançamento acontecerá nos próximos meses, mas questões com homologação e ajustes locais farão com que seu lançamento aconteça apenas no final do próximo ano.