A chinesa Xpeng registrou mais um modelo bem ao gosto chinês: a X9, uma enorme minivan cheia de tecnologia, e elétrica. Na China, o modelo brigará com nomes de peso, como Zeekr 09, Hycan V09 e Denza D9. Embora o número 9 apareça em todas elas, a capacidade média, como é o caso da minivan da Xpeng, é para sete ocupantes.
O desenho futurista tem se tornado comum no segmento, que sempre foi conservador nas linhas. A Xpeng X9 tem visual limpo, mas traços marcantes, como os vincos dianteiros e laterais. A dianteira remete aos recentes Hyundai, com uma faixa iluminada entre o capô e o para-choque, e faróis inferiores mais estreitos. A traseira tem lanternas inteiriças, tudo em led.
A X9 estará disponível em duas configurações de motorização. A primeira é equipada com um único motor que gera 320 cv que, combinado ao peso de 3.125 kg, terá velocidade máxima de 200 km/h, segundo a fabricante. A marca não revelou o tamanho da bateria de fosfato ferro-lítio, tampouco o desempenho de 0 a 100 km/h e a autonomia do modelo.
A versão de motor duplo será ainda mais potente, capaz de produzir 320 cv e 184 cv, gerando uma potência combinada de 503 cv. Pesará cerca de 3.210 kg e terá uma velocidade máxima igual em comparação com a versão de motor único. Também não há especificações de aceleração, autonomia e bateria – que, se sabe, será de íons de lítio.
Capaz de acomodar até sete passageiros, a minivan mede 5,29 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,78 m de altura. Ela é cerca de dez centímetros maior do que uma Chrysler Pacifica, o que é uma das minivans mais espaçosas disponíveis no mercado.
Embora a Xpeng tenha divulgado diversas informações sobre a X9, ainda não foram revelados detalhes sobre os preços. O lançamento oficial está previsto para o final deste ano.