Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Toyota apresenta minivans híbridas com bastante luxo e até 367 cv

Alphard e Vellfire se diferenciam pelo nível de requinte e repetem, com mais modéstia, a fórmula da suntuosa Lexus LM, recém-lançada

Por Lucas Parente
23 jun 2023, 19h58

Depois da Lexus LM, foi a vez da Toyota atualizar o que tem de melhor em termos de minivans, mas em dose dupla: a Alphard é o modelo mais luxuoso desse segmento na marca japonesa, e chegou acompanhada da Vellfire, praticamente igual por fora mas mais simples por dentro. Além de bastante tecnologia para os ocupantes, se destaca a oferta de mecânica híbrida.

 

 

A quarta geração das minivans da Toyota vem montadas na estrutura TNGA-K, que é utilizada em uma gama de veículos da marca, como o Toyota Camry, Highlander e RAV4, além de veículos da Lexus, como o ES , NX e RX. Entre as novidades estruturais, há aumento da rigidez torcional da carroceria monobloco, novos amortecedores, maior isolamento acústico (incluindo pneus otimizados para tal).

Continua após a publicidade
Nova Toyota Alphard
Nova Toyota Alphard (Divulgação/Toyota)

A preocupação com barulho é tanta que houve modificações no ângulo do para-brisa, superfície de capô e formato dos retrovisores. Não à toa, desde 2002 a Alphard é posicionada como a melhor minivan da marca japonesa. 

“Suprimindo a quantidade de ruído gerado e estabelecendo uma frequência de ondas sonoras equilibrada, o interior promete um silêncio agradável, semelhante a estar no meio de uma floresta”, diz a Toyota em seu comunicado à imprensa.

2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_90
(Divulgação/Toyota)

Na parte do design, os veículos seguem o padrão de minivans que conhecemos de longa data: frente com uma larga grade e um aspecto mais quadrado compondo com a traseira. Ainda há grandes portas corrediças dos dois lado e amplo espaço interno.

2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_61

 

Serão disponibilizadas versões tanto com tração dianteira quanto com tração integral e equipadas com três tipos mecânicos: um 2.5 aspirado, outro 2.5, mas turbo, e um terceiro 2.4 turbo com mecânica híbrida.

Não há números exatos de potência e torque mas, com base em outros modelos, é possível estimar que as versões HEV chegue com algo em torno de 367 cv e 55,3 kgfm.  A Toyota já anunciou que tem planos futuros para variantes híbridas plug-in, mas sem maiores detalhes.

2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_30

 

Na cabine, a Toyota planejou mais espaço e conforto para os ocupantes. O espaço entre todos os bancos aumentou entre 5 e 10 mm, fora novos recursos disponíveis no teto, com iluminação e saídas de ar-condicionado modificadas.2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_32

A marca japonesa também se concentrou em aumentar a acessibilidade para o carro, colocando degraus nas duas laterais para facilitar a entrada para qualquer pessoa.

Além de todos esses equipamentos, o carro vem equipado de série com central multimídia, volante multifuncional e o Toyota Safety Sense, com diversos sistemas de automação veicular e prevenção de acidentes.

2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_29
(Divulgação/Toyota)

A Alphard e a Vellfire continuarão sendo produzidas na fábrica da Toyota em Inabe, no Japão, e volume de vendas básico para mercado doméstico é projetado em cerca de 8.500 unidades por mês. Dessas 8.500 unidades mensais, 70% são da Alphard e 30% da Vellfire.

Embora o projeto da Toyota seja vender as minivans em seu mercado doméstico, elas já foram oferecidas em alguns outros mercados como China, Rússia e Oriente Médio. Obviamente ela não virá ao Brasil.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.