A Xiaomi está se preparando para um grande aumento na produção de seu primeiro carro elétrico, o Xiaomi SU7. De acordo com relatos da imprensa local, a fabricante tecnológica iniciará a produção em dois turnos em sua fábrica em Pequim a partir de junho, impulsionando a capacidade da planta para quase 20.000 unidades mensais do sedã.
Com a implementação do segundo turno, o horário de operação diário aumentará de 8 para 16 horas, que é comum dentro da indústria chinesa. Este movimento estratégico vem em resposta à crescente demanda pelo Xiaomi SU7, que alcançou uma marca significativa com a entrega da unidade 10.000.
Desde o início da distribuição, em 3 de abril, a empresa conseguiu entregar 10.000 unidades em apenas 43 dias. Lei Jun, CEO e fundador da Xiaomi, havia previamente mencionado que a fábrica de Pequim tem a capacidade de produzir 40 unidades do SU7 por hora, o que equivale a um carro a cada 76 segundos, são números impressionantes. Com a introdução do segundo turno, espera-se que a capacidade de produção alcance quase 20.000 unidades por mês.
Além disso, a Xiaomi aumentou os pedidos de alguns de seus fornecedores em 80%, enquanto um tipo de componente passou de 10.000 conjuntos por mês para 18.000 mensais. A empresa também iniciou o recrutamento de trabalhadores para ocuparem o segundo turno no início de abril.
O sucesso do Xiaomi SU7 desde seu lançamento em março é evidente, com mais de 100.000 unidades encomendadas, praticamente esgotando os estoques para o restante do ano. A alta demanda é refletida nos tempos de entrega, que variam de 29 a 36 semanas, dependendo do modelo escolhido.
Além do aumento da capacidade de produção, a Xiaomi tem planos ambiciosos para expandir sua presença física. Até o final de 2024, a empresa planeja abrir mais 219 lojas em 46 cidades da China. Lei Jun reiterou o compromisso da Xiaomi Motors em cumprir a meta de entrega de 100.000 unidades este ano, destacando o empenho contínuo da empresa em atender à crescente demanda por seus veículos elétricos.
Com a construção da segunda fase da fábrica de Pequim prevista para começar ainda em 2024 e ser concluída até 2025, a capacidade de produção anual adicional de 150.000 unidades elevará a capacidade total da planta para 300.000 unidades, preparando a marca para um crescimento ainda maior em um futuro próximo.