A Volkswagen lançou recentemente o ID.7, o seu primeiro sedã elétrico. O foco do sedã de 4,96 m de comprimento é o luxo e conforto, porém, quem procura por um carro assim está optando pelos SUV, como podemos ver pelas tendências de compra dos motoristas em todo o mundo. Mas uma versão esportiva pode fazer com que muitos compradores mudem de ideia.
Foi o que aconteceu com os rivais do VW ID.7, como o Tesla Model 3, que ganhou a versão Performance, e o BMW i4, que foi o primeiro elétrico a passar pelas mãos da divisão M. Mas se Volks estava atrás dos concorrentes nesse quesito, logo não está mais, pois divulgou o novo conceito ID.X Performance.
Embora o nome não remeta ao sedã, está bem claro que é um ID.7 com roupagem esportiva. Na verdade, ele é uma prévia da versão esportiva ID.7 GTX, já confirmada pela VW. E nos toques a mais que recebeu, podemos incluir o difusor traseiro, divisor dianteiro e o aerofólio, todos feitos em fibra de carbono, como manda o roteiro.
Para dar um toque a mais no estilo, os para-lamas são pintados de preto e abrigam as rodas forjadas de 20’’ na cor dourada. O ID.X é 60 mm mais baixo que o ID.X e também teve a bitola dianteira aumentado em 80 mm para melhorar a condução na pista.
Muito do que vemos será aproveitado na versão de produção, mas nem tudo. Porém, esperamos que ele mantenha os 558 cv de potência gerados por dois motores, um em cada eixo, assim como ocorre com o ID.7, mas que produz apenas 286 cv. Isso colocaria o Volkswagen um pouco acima do i4 M50, com 544 cv e um 0 a 100 km/h de 3,86 s.
De acordo com a Volkswagen, o conceito é equipado com um motor síncrono na traseira e outro assíncrono da dianteira é o diferencial do carro. Essa combinação permite a utilização de um modo Boost, que libera uma sobrecarga nos motores por um curto período de tempo, fornecendo um aumento rápido na aceleração com baixas perdas de arrasto.
Outro diferencial é que o ID.X tem o torque e o bloqueio do diferencial traseiro gerenciados pelo sistema Vehicle Dynamics Manager. O motorista tem pode personalizar esse sistema, utilizando uma tela exclusiva no console central.
Por dentro, tudo é bem parecido com o ID.7 que conhecemos. Ele tem o mesmo volante, quadro de instrumentos e a grande tela central. A diferença é que ele recebe um menu para controlar o diferencial e a entrega de torque e os bancos esportivos de concha em fibra de carbono, com acabamento em preto e vermelho para dar um toque a mais de esportividade.
O ID.X Performance foi apresentado na Suíça, durante o evento ID.Treffen, que ocorreu entre os dias 5 a 9 de setembro. Ainda não há confirmação se ele, de fato, entrará em produção, mas se acontecer, deve demorar um pouco mais de um ano.