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Volvo define aumento de preços para todos os carros após volta de imposto

Nem o Volvo EX30, em pré-venda há três meses, vai escapar do aumento de preços após volta da cobrança de imposto de importação para híbridos e elétricos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 dez 2023, 08h53 - Publicado em 6 dez 2023, 02h15

Novo presidente da Volvo para o Brasil, Marcelo Godoy já assumiu o cargo deixado por Luis Rezende (agora head de Global Importers, operação que reúne 60 países) com o desafio de lidar com a volta da cobrança de imposto de importação para carros híbridos e elétricos a partir de 1° de janeiro de 2024. Mas a solução já está definida.

A Volvo optou por reajustar o preço dos seus carros, em média, em 7,7% na virada para 2024. Este será o único aumento de preços da fabricante em decorrência do imposto de importação, ainda que esteja previsto um segundo reajuste no imposto para 1° de julho, por parte do governo.

Cronograma do retorno do imposto sobre veículos híbridos e elétricos:

Período Híbrido Plug-in Elétrico
Janeiro de 2024 12% 10%
Julho de 2024 20% 18%
Julho de 2025 28% 25%
Julho de 2026 35% 35%

Vale destacar que o imposto é cobrado sobre o valor do carro no momento em que entrada no Brasil, antes de encargos e do lucro, e não sobre o preço final.

VolvoEX30_Horizontal_Traseira2
(Divulgação/Volvo)

Com dois reajustes do imposto em vista, a Volvo tem duas estratégias. Para o Volvo EX30, que está em pré-venda há três meses e só terá suas primeiras unidades entregues entre abril e maio de 2024, o reajuste será de 5%.

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Volvo XC40 Recharge Plus testado pela revista QUATRO RODAS
Volvo XC40 Recharge Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Desta forma, mesmo quem reservou o carro com a tabela de preços começando em R$ 219.950 para a versão Core, pagará algo ao redor dos R$ 231.000. Nenhum dos 2.000 carros já reservados será vendido pelo preço divulgado no início da pré-venda, em setembro, de acordo com Godoy.

Volvo_XC60_2024
Volvo XC60 (Divulgação/Volvo)

Já para os Volvo C40, XC40, XC60 e XC90 a volta do imposto de importação resultará em um reajuste de 10% sobre o preço atual. Desta forma, a fabricante absorverá uma parte da majoração do imposto. Qualquer outro aumento ao longo de 2024, de acordo com a fabricante, será feito em decorrência a outros fatores.

A nova tabela de preços da Volvo não foi divulgada, mas os novos preços estimados seriam os seguintes:

Modelo Preço atual Novo preço estimado
EX30 Core R$ 219.950 R$ 231.000
C40 Plus R$ 354.950 R$ 373.000
XC40 Plus R$ 339.950 R$ 357.000
XC60 Plus R$ 419.950 R$ 441.000
XC90 Plus R$ 554.950 R$ 583.000

Volvo EX90 e EX60 estão confirmados para o Brasil

Desde 2021 a Volvo só vende carros híbridos ou elétricos no Brasil. Mas os elétricos C40 e XC40 já representam 65% das vendas no país, um percentual superior ao registrado em mercados da Europa. Esse percentual só tende a aumentar nos próximos anos.

Volvo EX90

Só do EX30 a Volvo espera vender 8.000 carros em 2024. Para o final do ano ainda está previsto o lançamento do Volvo EX90, o equivalente elétrico ao XC90 com dois motores que somam 517 cv e 92,8 kgfm, e bateria de 111 kWh que garante autonomia de 600 km em ciclo WLTP.

Volvo EX90

Para 2025 está confirmado o lançamento do Volvo EX60 (o equivalente elétrico ao XC60), que nem sequer foi mostrado ainda, e ainda uma reestilização profunda dos XC60 e XC90 atuais. A Volvo do Brasil até pode se antecipar à meta global de vender apenas elétricos a partir de 2030, mas seus híbridos ainda estão garantidos para o Brasil por mais alguns anos.

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Volvo EX90

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