Estudando o lançamento dos seus carros no Brasil desde, pelo menos, o final de 2023, a fabricante vietnamita Vinfast acabou de registrar no Brasil a patente de design do seu menor SUV elétrico, o Vinfast VF3. E ele é muito mais brasileiro do que parece.
Faz pelo menos dois anos que a Vinfast começou a recrutar engenheiros brasileiros para trabalhar em sua fábrica localizada na cidade de Hai Phong, a 120 km da capital Hanói. QUATRO RODAS apurou que pelo menos 50 experts brasileiros foram contratados pela empresa, a grande maioria com anos de atuação na Ford, em Camaçari (BA). Mas também há profissionais que trabalharam para Hyundai, Stellantis e Mercedes no Brasil.
É missão deles melhorar a qualidade dos carros da Vinfast, que receberam críticas duras da imprensa norte-americana. Mas também concluir o desenvolvimento da nova geração de carros da fabricante. E são, justamente, aqueles com preços mais atraentes.
Um destes carros é o pequeno SUV elétrico Vinfast VF3. O registro de patentes no Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI) revela que um dos designers responsáveis pelas linhas quadradas do modelo é João Marcos Ramos, que liderou o design das duas gerações do Ford EcoSport, dos Ka nacionais e do Troller T4 de segunda geração. Ramos foi designer-chefe da Ford no Brasil e hoje é diretor executivo de design da Vinfast.
O Vinfast VF3 tem aspecto de SUV, mas é um carro essencialmente urbano e até menor que um Caoa Chery iCar: tem apenas 3,11 m de comprimento, ou 9 cm a menos que o subcompacto chinês.
São 1,67 m de largura e 1,62 m de altura. Não por acaso, tem apenas duas portas e espaço para apenas quatro passageiros – mas, para ter o porta-malas de 550 litros, é preciso rebater a segunda fila.
As formas quadradas ajudam a maximizar o aproveitamento de espaço interno e a simplicidade da cabine colabora. Há comandos manuais para o sistema de ar-condicionado, alguns poucos físicos, para volume e pisca-alerta, e todo o resto é concentrado na tela de 10 polegadas, inclusive informações de condução. A tela ainda tem Android Auto e Apple Carplay.
O motor elétrico tem apenas 42 cv e 11,2 kgfm de torque e é instalado no eixo traseiro. A aceleração de 0 a 50 km/h é cumprida em 5,2 segundos e a velocidade máxima é de 110 km/h, segundo a marca. A pequena bateria, de 18,6 kWh, garante autonomia de 237 km no ciclo WLTP, de acordo com a fabricante.
O Vinfast VF3 entrou em pré-venda no Vietnã em meados de maio pelo equivalente a R$ 65.000, ou R$ 50.000 em modalidade com aluguel da bateria, com direito a negociações pela Shopee. De acordo com a Vinfast, mais de 27.000 carros foram encomendados, o que supera a produção para 2024: a fabricante prevê a entrega de 20.000 unidades do VF3 de agosto até o fim do ano.
No Vietnã, o Vinfast VF3 é vendido com garantia de 7 anos ou 160.000 km.
QUATRO RODAS vem tentando contato com a Vinfast há meses – inclusive, seu e-mail de contato está lotado. A empresa foi fundada em 2017 e seus primeiros carros, lançados em 2019, eram derivados dos antigos BMW X5 e Série 5, mas com motor Chevrolet. Também produziu, sob licença, o Chevrolet Spark.
Os carros que efetivamente estão em produção são quatro. O compacto VinFast VF 5, com motor elétrico de 130 cv e porte de Renault Kwid, e o SUV compacto VF e34 com motor de 150 cv, além dos enormes VF 8 e VF 9, estratégicos para os planos de exportação da empresa, que já atua nos Estados Unidos.
Outro carro com lançamento previsto para acontecer ainda em 2024 é o Vinfast VF6, um SUV compacto também previsto com versões de 170 e 200 cv, com até 400 km de autonomia.
O VinFast VF7 de produção também vem por aí. É um SUV médio maior que um Jeep Compass e com versões de 177 cv e bateria de 59,6 kWh, com 375 km de autonomia prevista, ou com dois motores e 354 cv e bateria de 75,3 kWh para superar os 430 km de autonomia.