Se você nunca ouviu falar da Vinfast, não se preocupe. É fabricante de automóveis vietnamita fundada há apenas seis anos por Pham Nhat Vuong, pelo homem mais rico do Vietnã. Começou fazendo um SUV com plataforma do BMW X5 e motor V8 6.2 da Chevrolet, hoje produzem apenas carros elétricos – classificados como os piores do mundo pela imprensa americana. A novidade é que planejam vender seus carros no Brasil.
“A VINFAST Brasil está agora recrutando para diversas funções em todas as áreas do negócio automotivo. Os candidatos precisam ter pelo menos 3 anos de experiência na mesma função, além de características pessoais ousadas: ousar pensar, ousar fazer e ousar enfrentar dificuldades. Temos uma série de funções em nível gerencial (chamado de Chefe de Departamento) em nosso Escritório no Brasil”, diz um anúncio de vagas no Linkedin publicado por uma recrutadora vietnamita.
A oferta é de “remuneração atraente” para vagas de gerente para áreas de vendas, desenvolvimento de rede, de treinamento de pós-venda, controle de qualidade, jurídico, contábil, RH e logística. É, claramente, a formação dos pilares básicos para a empresa se estabelecer no Brasil.
Quais são os carros da VinFast?
Começaram com carros derivados de outros. Enquanto o VinFast LUX SA2.0 era um SUV derivado do X5 F15 (2014-2018), o sedã LUX A2.0 era derivado do Série 5 F10 (2009-2017). Mas ambos foram lançados em 2019 e saíram de linha em 2022, mesmo ano em que o VinFast Fadil saiu de linha.
O Fadil foi estratégico. Era um Chevrolet Spark feito sob licença na fábrica da General Motors em Hanói, que a VinFast acabou comprando. O compacto colocou a VinFast entre as marcas mais vendidas do Vietnã, mas a fabricante deu uma guinada: agora só fabrica carros elétricos.
A estratégia da VinFast vem sendo apresentar compactos e SUVs de uma nova gama de modelos, todos com design assinado pela Pininfarina. Mas os carros que efetivamente estão em produção hoje são quatro. O compacto VinFast VF 5, com motor elétrico de 130 cv e porte de Renault Kwid, e o SUV compacto VF e34 com motor de 150 cv, além dos enormes VF 8 e VF 9, estratégicos para os planos de exportação da empresa.
Neste ano a VinFast estreou nos Estados Unidos e iniciou a construção de uma fábrica no estado da Carolina do Norte. A entrada no mercado local foi justamente com o VF 8, um SUV médio com versões de um ou dois motores, eom 204 cv, 353 cv ou 408 cv.
As avaliações dos carros, porém, foram péssimas: a imprensa americana relatou problemas de usabilidade e falhas em sistemas do carro. Até o meio de 2023 cerca de 3.000 unidades haviam sido enviadas para os EUA, mas até setembro apenas 237 unidades haviam sido vendidas.
Ninguém se mostrou disposto a pagar mais de 55.000 dólares por um SUV elétrico com cerca de 250 km de autonomia. Depois a empresa reduziu o preço a 46.000 dólares e anunciou um aumento de autonomia para 333 km, porém. Mas a marca que começou o ano com apenas 13 lojas nos EUA quer chegar ao fim de 2023 com 125 pontos de vendas por lá.
E os planos de expansão continuam, com a intenção de lançar nos EUA futuramente o VinFast VF 9, um SUV grande de sete lugares com dois motores e 408 cv. Assim como o VF 8, o VF 9 também entre os carros que serão fabricados nos Estados Unidos. Mas ambos também estão previstos para a Europa e para a Austrália.
Mas a VinFast também planeja carros menores. O VF 3 é um micro SUV elétrico de duas portas com lançamento previsto para 2024. Tem apenas duas portas e dois lugares, mas interessou a concessionários dos EUA por ter preço previsto de 20.000 dólares, que poderia chegar a 12.500 dólares com incentivos locais.
Outro carro é o VF 6, um SUV compacto também previsto para 2024 com versões de 170 e 200 cv, com até 400 km de autonomia.
Por fim, nesta semana a fabricante vietnamita apresentou o VinFast VF 7 de produção. É um SUV médio maior que um Jeep Compass e com versões de 177 cv e bateria de 59.6 kWh, com 375 km de autonomia prevista, ou com dois motores e 354 cv e bateria de 75.3 kWh para superar os 430 km de autonomia.
Alta nas ações, baixa nos lucros
Também em 2023 a VinFast passou a ter ações negociadas na NASDAQ. Se o valor inicial era 22 dólares por ação, elas logo dispararam com valorização de 255%. Desta forma se tornou a terceira fabricante de automóveis mais valiosa do mundo, à frente de Ford e BMW. Mas houve um motivo para isso: apenas papeis correspondentes a menos de 1% da empresa estão disponíveis, enquanto o resto ainda pertence a Pham Nhat Vuong.
E a empresa funciona no prejuízo. Acumulou perdas de US$ 2,1 bilhões em 2022 e mais US$ 598 milhões no primeiro trimestre de 2023. Pelo visto, o Brasil faz parte do plano de expansão da empresa na tentativa de reverter esses resultados.