A Honda e a Sony anunciaram um reforço em sua colaboração no setor automotivo. Os carros da Afeela, marca criada pelas gigantes japonesas, usará a mesma plataforma dos Honda Série 0, nova família de modelos elétricos que estreia em 2026.
As duas empresas buscam reduzir custos e acelerar o desenvolvimento, uma resposta à crescente concorrência de fabricantes de automóveis chineses. Segundo o Nikkei Asia, a plataforma representa aproximadamente 10% do custo de um elétrico. E a decisão de compartilhar a tecnologia deve resultar em economias significativas e em preços mais baixos, se comparado ao desenvolvimento de uma nova arquitetura do 0 exclusiva para a Afeela.
Embora utilizem a mesma plataforma, as propostas dos veículos serão diferentes. A futura Série 0 da Honda terá modelos com um preço inicial de cerca de US$ 40.000 nos Estados Unidos, posicionando-se em um segmento altamente competitivo. Já os modelos de veículos da joint venture Afeela serão mais caros, porém, os preços específicos ainda não foram divulgados.
A nova geração de veículos elétricos da Honda incluirá sete modelos, com lançamento previsto até 2031. A empresa investiu cerca de US$ 65 bilhões na série. Em maio, foi confirmado que esses carros terão uma “bateria ultrafina” e um eixo elétrico compacto recém desenvolvido.
Os Serie 0 também terão forte influência das experiências da Honda na Fórmula 1 e no desenvolvimento de híbridos. Um bom exemplo está nas novas unidades de potência, mais leves e finas que as convencionais. A estrutura dos carros também terá um peso menor que o habitual e, graças à sua nova plataforma, os motores e baterias poderão ser montados em posições muito mais baixas, reduzindo o centro de gravidade dos carros.
Com o compartilhamento das tecnologias, é provável que os Afeela também tenham boa parte das características citadas, incluindo o alcance de 480 km, que a Honda já anunciou que será o mínimo dos Série 0.
O primeiro modelo da Afeela será sedã de design futurista ainda sem nome que, até o momento, sabemos apenas que terá uma bateria de 91 kWh, essa que também poderá ser usada nos veículos Série 0. Tanto a nova marca, quanto a família de elétricos da Honda tem estreia global marcada para 2026