PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Renault-Nissan-Mitsubishi terá novas picapes e elétricos na América Latina

Das quatro picapes previstas para produção na Argentina, duas poderão ser inéditas rivais para Fiat Toro e Chevrolet Montana, em versões Renault e Nissan

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 abr 2024, 15h55 - Publicado em 6 fev 2023, 17h38
Nissan Frontier
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Depois de um período um pouco problemática, a Aliança, grupo formado por Renault, Nissan e Mistubishi anunciou uma série de mudanças na sua estrutura e alguns planos para novos lançamentos em um futuro próximo.

Do lado mais burocrático da coisa, a Renault divulgou que diminuirá sua participação na Nissan de 43% para 15%. Desse modo, a união entre as duas montadoras passa a ser mais igual, já que Nissan tem os mesmos 15% de participação nas ações da colega francesa.

nova picape Renault
Silhueta da nova picape para a América Latina foi divulgada durante a apresentação dos novos projetos da Aliança (Reprodução/Renault)

Também foi anunciado que as três empresas colaborarão no desenvolvimento de novas tecnologias, como baterias de estado sólido, veículos definidos por software e direção autônoma. A Nissan investirá na Ampere, a divisão exclusiva de mobilidade elétrica da Renault.

Já a Mitsubishi não definiu se também participará do empreendimento, mas anunciou que investirá no projeto Horse da Renault, focado no desenvolvimento de veículos a combustão de baixas emissões e híbridos, junto com a conterrânea.

Agora vamos partir para o que interessa. Os anúncios de novos carros feitos pela Aliança priorizam três mercados em especial: América Latina, Índia e Europa. Para a nossa região, foi anunciado que pela primeira vez em duas décadas, um carro da Renault voltará a ser fabricado no México e será produzido pela Nissan, mas não há nenhuma outra informação sobre ele.

Continua após a publicidade
Renault Oroch 2023 Outsider 1.3 TCe
(Divulgação/Renault)

Mais próximos do Brasil foram os anúncios direcionados à fábrica da Renault-Nissan em Córdoba, na Argentina. O país vizinho será o responsável pela produção das picapes do grupo, que terão protagonismos diferentes.

A colaboração entre as marcas para as médias Frontier e Alaskan continuará, com a Nissan seguindo à frente dos projetos. Ou seja, picape média da Renault seguirá compartilhando a arquitetura da Nissan, mas mantendo design e configurações distintos.

Continua após a publicidade
Nissan Frontier
O projeto da Frontier e da Alaskan será mantido e as duas ganharão novas gerações (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma segunda picape, menor e que também terá versões para ambas as fabricantes, terá o desenvolvimento liderado pela Renault. Segundo informações do Motor1 Argentina, a menor chegará para competir com Fiat Toro e Chevrolet Montana, e poderá ser uma substituta para a Renault Oroch – mesmo que sejam esperadas dimensões maiores.

Até agora, o que se sabe é que ela terá uma estrutura monocoque e capacidade para até cinco pessoas. Também é provável que a novidade utilize a plataforma CMF, já usada por Renault e Nissan de compactos a SUVs médios.

Renault Alaskan testada para QUATRO RODAS 2
Alaskan não é vendida no Brasil, mas  a chegada de uma nova geração pode mudar esse cenário (Divulgação/Renault)

A L200, que não foi citada no comunicado oficial, deverá seguir com sua carreira solo. Atualmente, a produção da picape para abastecer o mercado brasileiro acontece em Catalão, no estado de Goiás.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Além das picapes, as montadoras também trarão para a América Latina (sem especificar países) novos veículos compactos elétricos feitos sob a plataforma CMF-AEV, a mesma do Renault Kwid E-Tech. Segundo o comunicado, serão dois novos carros comercializados por Renault e Nissan, possivelmente, um de cada marca.

Por fim, ainda na região, a Aliança confirmou a produção de um Renault, pela Nissan, no México. Será o primeiro Renault produzido no país em 20 anos.

Kwid Noronha
O Kwid E-Tech ganhará um “irmão” de plataforma que será vendido pela Nissan (Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

As outras novidades dizem respeito à Índia e Europa. Para o país asiático, a Aliança está considerando levar novos veículos elétricos compactos, além de “vários novos SUVs”, entre eles uma versão Nissan do Renault Triber.

Já na Europa, estão confirmados os novos Mitsubishi Colt e ASX, as versões japonesas de Renault Clio e Captur, respectivamente, e usarão a plataforma CMF-B. As marcas também anunciaram que investirão em veículos elétricos do segmento C – que abrange os SUVs compactos – para depois de 2026.

Para a mesma época, também foi anunciado um novo carro compacto elétrico da Nissan, que será produzido na planta ElectriCity da Renault na França, também a partir de 2026.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.