Lançado no Brasil em setembro, o Seres 5 acaba de ser atualizado na China, onde é vendido como Aito M5 – uma marca criada pela Huawei e pela Seres. Agora o SUV elétrico tem uma série de aprimoramentos nas tecnologias disponíveis e também no seu visual.
Uma mudança importante é que o novo Aito M5 passa a ter o mesmo visual tanto nas versões elétricas quanto na com autonomia estendida, graças a um motor a gasolina que funciona como gerador. O novo para-choque tem uma tomada de ar única em sua base e elimina o prolongamento de leds abaixo dos faróis.
Detalhes cromados, como as molduras dos vidros laterais, passam a ser pretos e há novas opções de cores, além de uma nova versão topo de linha com rodas de aro 20″.
As atualizações também incluem um novo sistema de direção autônoma, com câmeras adicionais nos retrovisores e um radar a laser (LiDar) no teto. São componentes que prometem melhorar a precisão do Huawei Smart Driving System, o conjunto de assistências autônomas que processam os sinais de um par de radares de três milímetros, 11 câmeras e 12 sensores ultrassônicos, permitindo um alcance de detecção de 200 metros.
Por dentro, há uma série de melhorias, incluindo novas combinações de cores e assentos melhorados, inspirados no Aito M9. O novo teto panorâmico de vidro passa a ter dupla camada de de proteção ultravioleta de “qualidade aeroespacial”, que bloqueia até 99,9% dos raios UV.
Outros aprimoramentos incluem um sistema de carregamento de smartphones, tanto com fio (66 W) quanto sem fio (50 W), e um aumento no número de porta-copos. Além de um novo seletor de marcha que imita cristal. O sistema de mídia agora está usando a versão mais recente do Harmony OS da Huawei. E a atualização promete um desempenho mais eficiente, som de alta qualidade e um assistente de voz avançado.
Há uma ampla variedade de motores na China, com versões que começam com um motor elétrico traseiro de 272 cv e bateria de 83 kWh (antes, tinha 80 kWh) para uma autonomia de 602 km de acordo com o ciclo CLTC. A versão com dois motores e 575 cv do Seres 5, vendida no Brasil por R$ 394.990, deixou de ser vendida na China.
Quem fizer questão de tração integral poderá comprar o novo Aito M5 Max RS, com dois motores elétricos que somam 496 cv (que o leva aos 100 km/h em 4,3 segundos e à velocidade máxima de 210 km/h) e tem sua autonomia estendida graças ao motor 1.5 turbo a gasolina de 152 cv. Assim, pode percorrer até 1.275 km sem abastecer, mas a autonomia elétrica é de 230 km.