A Peugeot planeja uma expansão para a sua linha de veículos comerciais no Brasil com um furgão elétrico de entrada, o E-Partner. O modelo já está homologado no Brasil e se juntará ao E-Expert (R$ 334.990) na oferta de comerciais elétricos da fabricante francesa.
Curiosamente, o E-Partner usa o mesmo conjunto mecânico. Quer dizer que tem motor elétrico dianteiro com 136 cv e 27,5 kgfm alimentado por uma bateria com 50 kWh líquidos, que permite uma autonomia de até 330 km por carga no ciclo WLTP.
Com esse motor, chega aos 100 km/h em 11,2 s e sua velocidade máxima é de 130 km/h. Mas o que importa no seu segmento é que pode transportar até 500 kg de carga, em um compartimento que tem 4,4 m³ na versão convencional e 4,75 m³ na versão com entre-eixos longo, ampliado de 3,09 para 3,44 m.
Ainda que sua plataforma seja compartilhada com Opel, Citroën e até com a Fiat (a nova geração do Doblô), o Peugeot E-Partner tem painel exclusivo que segue o mesmo estilo i-Cockpit dos 208 e 2008. Quer dizer que seu quadro de instrumentos fica bem próximo ao painel, distante do volante com diâmetro pequeno, enquanto botões e central multimídia ficam mais próximos da mão direita do motorista.
Outra particularidade da cabine do E-Partner é o fato de ter configurações com três lugares na dianteira e que, na falta de visibilidade traseira, instalaram retrovisor interno digital que mostra imagens da traseira e da lateral.
O principal rival do novo Peugeot E-Partnet será o Renault Kangoo E-Tech, que tem 120 cv e 25 kgfm, capacidade de carga de 800 kg e custa R$ 299.390. No caso do Peugeot, a expectativa de preços é de algo ao redor dos R$ 270.000 – mais de duas vezes o preço de um Partnet Rapid, que nada mais é que um Fiat Fiorino, e que parte dos R$ 121.990.