Os Volvo não costumam ter grandes alterações visuais em seus facelifts e isso não mudou para a atualização visual do Volvo XC40. A fabricante sueca nem sequer havia anunciado as novidades, apenas atualizou as imagens do seu configurador online.
A atualização seguiu um caminho até previsível. O SUV unificou, em partes, o visual do Volvo C40, sua versão cupê e vendida apenas com mecânica elétrica.
Quer dizer que o XC40 recebeu os faróis chanfrados e com opção de leds matriciais na parte interna, e um novo para-choque dianteiro com nichos laterais com desenho vertical. A grade tem novo desenho interno, mas não tem a tomada de ar extra sob ela, como no C40.
Na traseira, uma mudança alinhada com a proposta de a Volvo se tornar cada vez mais sustentável: retiraram as saídas de escape aparentes e também a versão R-Design, com visual esportivo.
Rodas, cores da carroceria e materiais de acabamento interno também mudaram, mas o interior em si não mudou. O SUV já havia trocado a forração de couro natural no volante por material sintético e a central multimídia e o quadro de instrumentos digital baseados no sistema operacional Android Automotive OS estrearam em 2020.
A gama de mecânicas não mudou na Europa, onde o Volvo XC40 ainda é vendido em versões versões a gasolina e híbrida, com motor três-cilindros 1.5 turbo, com ou sem assistência de um motor elétrico.
No Brasil, porém, desde o final de 2021 o Volvo XC40 é vendido apenas na versão elétrica Recharge P8, com dois motores elétricos de 204 cv, um em cada eixo, e um total de 408 cv. Por aqui, parte dos R$ 409.950.