Sabe aquele restaurante caro, mas que as pessoas juntam dinheiro para ir, ainda que peçam o PF do cardápio? É bem o caso do Série 3: o “feijão com arroz” da BMW é seu grande sucesso no mundo, oferecendo o mínimo de luxo possível no padrão da marca sem preço astronômico.
Pois a receita acaba de mudar, já que o BMW Série 3 2025 traz um tempero novo. Tanto sedã quanto a perua (vendida no exterior) foram apresentados com híbridos de maior bateria, dinâmica veicular aperfeiçoada e alguns incrementos tecnológicos.
A tendência é que ao menos parte disso chegue ao nosso país em apenas alguns meses, como vem sendo tendência das fabricantes premium fazerem. Logo, ainda em 2024 pode ser que haja novidades saindo da fábrica de Araquari (SC).
Elas devem se concentrar, por fora, na opção de cores, com quatro novas tonalidades à disposição. O visual de faróis e para-choques mais retos se mantém, assim como outras alterações na carroceria que vieram na reestilização do ano retrasado.
Internamente, o mesmo vale para o conjunto de telas em curva, que somam cerca de 25” e viraram marca registrada da BMW. O software que gerencia os displays, entretanto, foi aperfeiçoado – parte do esforço dos alemães para emplacar o comando de voz na preferência dos ocupantes.
Cada vez mais, a ideia é usar voz e alertas simples. Também por isso, estreia o sistema de luzes personalizáveis sobre o console. As cores servem para decoração, mas também são usadas para transmitir alertas e notificações, como uma chamada de voz.
O Série 3 agora adota uma versão simplificada do que modelos mais caros têm, com uma espécie de régua em cristal que cruza o painel e dá “movimento” às respostas do comando de voz.
Por fim, a BMW acrescentou mais opções de decoração pela cabine, incluindo madeira rústica, aços galvanizados, etc, que serão trazidos ao nosso país caso a marca note interesse. Algo, porém, mais sensível (ainda que subjetivo) é a nova calibragem de carroceria e suspensão, com promessa de dinâmica veicular mais prazerosa.
Brasil contemplado parcialmente
A grande mudança do BMW Série 2025, porém, não deve chegar ao nosso mercado, já que o M340i não é vendido aqui. O motor 3.0 biturbo do sedã, com seis cilindros em linha, utiliza inédito sistema híbrido leve. Com isso, foi possível chegar aos 391 cv e 55,0 kgfm, num incremento aproximado de 10% que contribui para a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 s, aproximadamente.
Por outro lado, o BMW 330e (híbrido plug-in importado) deve ser trazido em sua nova linha, cujo destaque é a nova bateria, de 19,5 kWh (58% maior). Logo, o alcance da linha 2025 foi dos 37 km para até 100 km. Mas sem alterar o espaço do bagageiro ou diminuir o tanque de combustível, informa a montadora. Potência e torque combinados também seguem em 292 cv e 42,8 kgfm, que não é pouco.