A transformação do Ford Mustang em elétrico fez muita gente torcer o nariz, ainda mais por ser um SUV. Pois é, o Mutang Mach-E em nada se assemelha ao muscle car que fez esse nome ser famoso, mas agora tem o toque de esportividade a mais que ele precisava.
Inspirado nos seus veículos que disputaram o WRC (World Rally Championship), o novo Ford Mustang Mach-E Rally tem toda a preparação necessária para enfrentar estradas de terra, mantendo o bom desempenho digno de um esportivo.
Na aparência, ganha detalhes especiais. Começando pela dianteira, a grade fechada foi o local escolhido para alocar os novos faróis de milha. É design um tanto curioso, que deixou a peça inteira fosca, perdendo a divisória brilhante e o acabamento retangular que ela tinha.
Nas laterais foram adicionadas novas soleiras e o divisor dianteiro foi levemente alterado. Mas o que se destaca mesmo na aparência do Mach-E Rally é o seu grande aerofólio traseiro e as rodas, de liga leve e 19’’ brancas e quase fechadas, que lembram muito as do antigo Focus RS que disputou o WRC.
A mecânica deriva da versão Mach-E GT com dois motores, mas o Rally recebeu ajustes, assim como aconteceu com o GT Performance, chegando a pelo menos 487 cv e 89,73 kgfm, como disse a Ford. Esse número é exatamente igual ao do Mustang Mach 1 com motor V8 Coyote.
Mas para se dar bem nas pistas de terra, o Mach-E Rally também teve sua suspensão modificada. Ela está 20 mm mais alta que a do GT, além de ter recebido novos ajustes de molas e amortecedores MagneRide, adaptativos. Os freios são compostos por discos de 385 mm e pinças da Brembo na cor vermelha.
Para melhorar o desempenho na terra, o SUV vem com o modo RallySport, que adapta o controle eletrônico de tração para permitir que o carro derrape com mais facilidade, deixa a resposta do acelerador mais linear e deixa o amortecimento mais agressivo para melhorar a performance nas curvas.
Claro que, para ser um carro de Rally, o Mach-E recebeu alguns equipamentos de proteção a mais. Na parte de baixo, foram adicionadas protetores para os motores, além de uma película no revestimento das portas e nas caixas de roda, que ajuda a prevenir eventuais danos à pintura. Como opcional, o SUV aventureiro ainda pode vir com para-barro e um ponto de reboque dianteiro, para o caso de ficar preso em alguma trilha.
O que não muda é a bateria e o interior. Mesmo sendo preparado para o off-road, o Mach-E permanece com um acabamento luxuoso, bancos esportivos e grande tela vertical de 15,5”. Enquanto isso, a bateria de íons de lítio é a mesma do Mustang elétrico padrão, de 91 kWh, mas sua autonomia pode ser menor que os 421 km homologados. A Ford disse que fornecerá os números de alcance e desempenho mais próximo da data de lançamento do carro.
O Mustang Mach-E Rally foi desenvolvido em uma nova pista de testes, desenvolvida justamente para ele. Ela fica no Centro de Testes da Ford no Michigan, Estados Unidos, e foi concebida com a ajuda de veteranos do ralí e os protótipos, como aquele apresentado no Goodwood Festival of Speed, foram testados por 800 km, simulando situações reais das competições de rallycross.
A Ford vai lançar o Mustang Mach-E Rally na Europa e nos Estados Unidos, onde será vendido por cerca de U$ 65.000, equivalente a R$ 321.000, aproximadamente. As primeiras entregas devem ocorrer no início de 2024.