A Mercedes começou a ensaiar o futuro do CLA com o Mercedes-Benz CLA Concept, sua grande atração no Salão de Munique. As linha de perfil típica de um cupê de quatro portas estão mantidas, mas ele está repleto de soluções extravagantes para testar a receptividade do público. E é elétrico, claro.
A dianteira no estilo nariz de tubarão tem grade totalmente fechada e iluminada, mas com dezenas de estrelas de três pontas iluminadas. E vão além: faróis e lanternas também replicam o logotipo da Mercedes, que também pode ser visto em alto relevo no teto panorâmico translúcido que se alinha à traseira.
O fato de manter a linha de perfil que faz do CLA atual um dos carros com melhor aerodinâmica, o conceito ainda tem maçanetas embutidas nas portas e rodas aro 21 totalmente fechadas, sem abertura de entrada de ar.
O interior definido pela fabricante como “elegante e minimalista” tem cinco telas, sendo três monitores centrais, que apresentam um novo sistema operacional da Mercedes, o MB.OS. Ele permite ao proprietário que realize diversas personalizações para o seu gosto pessoal. O sistema tem uma assistente virtual e uma galeria de arte privada que você pode “expor” sua carteira NFT.
Os outros dois displays circulares, são integrados em saídas de ar tipo turbina. A Mercedes diz que “as saídas de ar físicas estão posicionadas discretamente atrás da tela e [são] projetadas para transmitir a impressão de aletas de resfriamento – uma configuração engenhosa que funciona como fonte de iluminação ambiente”. Além de um console central flutuante, porta-copos iluminado e carregadores por indução com superfície transparente iluminada.
A Mercedes ainda não anunciou muitas informações, mas até o que se sabe, o novo Mercedes CLA terá versões elétricas, caracterizadas por duas opções de baterias. Com um motor de 238 cv e que pesa apenas 110 kg, combinado à aerodinâmica, sua maior bateria permitira uma autonomia de até 750 km.