A Lotus já está em processo de eletrificação. Sua última cartada com os motores a combustão é com o Emira, que em sua versão mais potente traz um V6 da Toyota de 405 cv. A fabricante até já apresentou seus dois primeiros carros elétricos: o SUV Eletre e o sedã Emeya, e agora traz mas uma novidade, que não é o terceiro carro, mas sim um super carregador.
Aliás, ‘super’ parece não ser o termo correto. A Lotus está chamando sua nova criação de “extreme charger”, ou carregador extremo, em tradução literal. E o nome não é por acaso, já que ele promete recuperar 142 km de autonomia em apenas cinco minutos.
O tempo de recarga baixo só é possível graças ao sistema de arrefecimento do novo carregador. Todos seus sistemas têm refrigeração líquida, o que permite que ele chegue a uma potência de carregamento de 450 kW. Ele também pode operar com potência de 350 kW e, nesse caso, em cinco minutos ele recupera até 120 km de alcance.
O novo carregador da Lotus é tão potente que supera até mesmo as estações de carregamento da Tesla Supercharger V3, que são capazes de recuperar 120 km nos mesmos cinco minutos.
Além do carregador, a Lotus desenvolveu um gabinete de energia, também com refrigeração líquida, que pode aumentar a produção de energia em locais como estações de serviço nas estradas em até 480 kW. Combinando o gabinete com o seu novo ultra carregador, é possível carregar até quatro carros ao mesmo tempo.
O novo carregador vai estrear primeiro na China, afinal, é montadora chinesa Geely a atual controladora da Lotus. Posteriormente ele será lançado em mercados como Oriente Médio e Europa.
Outras duas marcas controladas pela Geely também estão se esforçando para lançar uma estação ainda mais potente. A Polestar junto com a StoreDot estão desenvolvendo a XFC, uma nova tecnologia que já está sendo testada e promete recarregar 161 km de autonomia em cinco minutos sem degradar a bateria.