Maior modelo da Kia à venda em todo o mundo, o EV9 não parece ir além de um SUV elétrico feito para levar grandes famílias. Afinal, são 5 metros de comprimento, cerca de 2.600 kg e capacidade para levar até seis ou sete ocupantes com muito conforto. Mas, acredite: a nova versão GT o transforma em um familiar com desempenho de um verdadeiro esportivo.
Apresentado durante o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, o modelo tem poucas novidades visuais e mantém as linhas dos para-choques frontais e traseiros, assim como conjuntos de iluminação. Mudam apenas as rodas de, 21 polegadas, com desenho exclusivo, e as pinças de freio, com pintura em verde neon.
A mesma tonalidade verde está presente no interior do EV9 GT, com no volante, nas portas e nos bancos – sem contar a iluminação ambiente. O tom chamativo contrasta com o extenso uso de preto e cinza. Há materiais sintéticos e, no banco, o centro é em Alcantara.
No topo do painel, o SUV elétrico posiciona três telas: uma para o quadro de instrumentos (com elementos exclusivos na versão GT), uma para a central multimídia e, por fim, uma terceira e menor entre as duas principais para comandos do ar-condicionado.
O pacote de equipamentos é grande e inclui frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, apresentação de distância de obstáculos, câmeras 360°, assistência remota de estacionamento, assistente de permanência em faixa e monitoramento de pontos cegos.
Esportivo elétrico com “trocas de marchas”
Assim como a versão imediatamente abaixo, GT-Line, a legítima GT é equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo. A diferença é que, enquanto na versão mais mansa a potência total é de 385 cv, na esportiva são “cerca de ” 501 cv. O “cerca de” acontece por uma imprecisão no número final, já que a própria Kia disse que o modelo ainda está em testes e a potência poderá mudar.
O torque também não foi revelado por agora, mas terá números ainda mais robustos do que os já bons 71,4 kgfm da versão GT-Line. Por outro lado, a marca garante que o modelo será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,3 segundos – 1 segundo mais rápido em relação ao GT-Line, e número digno de um esportivo.
Mais um segredo da marca é sobre a bateria. Embora diga que o modelo seguirá com a arquitetura de 800 V e que poderá recarregar de 10 a 80% em menos de 25 minutos, a Kia não diz qual será a bateria utilizada. A suspeita é de que seja a mesma do “primo” recém-apresentado, Hyundai Ioniq 9, de 110,3 kWh. No modelo da Hyundai, são cerca de 480 km de alcance projetado.
O EV9 GT passa a ter uma suspensão a ar com controle eletrônico, inédita para o SUV de três fileiras, que se alterna seguindo os modos de condução. São eles: Normal, Eco, Sport e MyDrive, o último personalizável.
Ele também adota o sistema VGS (ou Virtual Gear Shift), que simula a experiência de um câmbio automático com perceptíveis “trocas de marcha” em acelerações e reduções. As trocar virtuais podem ser feitas de forma automática ou pelas aletas atrás do volante. Para acompanhar, há um sistema integrado de som que simula o ronco de um motor, com direito, claro, às trocas de marcha fake.
Por fim, há ainda um diferencial eletrônico de deslizamento limitado (e-LSD), que promete deixar a estabilidade em curvas mais afiada por controlar o torque em cada uma das rodas. Os pneus, aliados a isso, prometem ter mais “grip”.