De olho no futuro elétrico do grupo, Kia e Hyundai vêm adotando, cada vez mais, sua nova plataforma e-GMP, exclusiva para carros do tipo. Depois dos Ioniq 5 e 6 e do Kia EV6, mais um modelo a base dessa arquitetura surgiu, ainda que antes da hora: o Kia EV9.
As linhas gerais do SUV já eram conhecidas, seja por conta do conceito apresentado há alguns anos no Salão de Los Angeles, seja por flagras recentes. Mas, pouco tempo antes de seu lançamento oficial, imagens vazadas comprovam que o visual não é tão diferente assim na versão de produção. Foi questão de horas para a Kia reagir, logo soltando imagens definitivas do carro e dando mais detalhes sobre o que vem por aí.
De modo curioso, o novo Kia EV9 foi comparado ao Soul, muito por conta do habitáculo “quadradão”, caimento de capô e traseira e outras linhas gerais. As formas “poligonais”, como chama a marca, têm uma função clara de dar cara de jipe ao elétrico, simultaneamente não afastando-o do pique hi-tech rumo à estética off-road, que acaba não aparecendo.
Contribui para isso detalhes como os faróis e DRLs, que reinventam o “nariz de tigre” comum aos carros da marca e, ao mesmo tempo, são inspirados em detalhes como o céu estrelado. Traços modernos de design também incluem bastante foco na verticalidade, tanto nas luzes dianteiras quanto traseiras.
O interior do EV9, à primeira vista, decepcionou alguns fãs de Kia na internet, que, por conta do nível de luxo mais alto esperado para a novidade, queriam algo mais exclusivo. Na prática, a cabine do EV6 foi parcialmente repetida: há um conjunto de quadro de instrumentos e multimídia digitais sob a mesma moldura que se difere apenas por uma terceira tela, de 5”, que serve para comandos de ar-condicionado, por exemplo.
O acabamento é predominantemente branco e, obviamente, o espaço interno é amplo. Há uma terceira fileira que completa uma configuração de 6 ou 7 lugares, com poltronas na segunda fila que podem girar em 180º.
Detalhes mecânicos serão informados apenas mais para frente. Como a plataforma e-GMP é altamente modular, porém, é possível especular detalhes como os 77,4 kWh de bateria que, com pé leve, garantiriam mais de 500 km de alcance ao utilitário. Versões mais baratas contariam apenas com um motor traseiro, enquanto o topo da linha viria com um motor em cada eixo e, consequentemente, tração integral e bem mais potência e torque.
O site português AutoGear já até adianta as dimensões do EV9, que teria 4,29 m de comprimento e, graças aos balanços reduzidos, 3,1 m de entre-eixos. São ainda 2,05 m de largura e 1,79 m de altura.
O Kia EV9 chegará inicialmente à Coreia do Sul, China e Estados Unidos. A Europa vem em seguida e o Brasil, ainda que sem planos declarados, não seria carta 100% fora do baralho, dado que o EV6 chegará ao mercado nacional em agosto.